Hortense Martins reafirma compromissos do PS
A deputada do Partido Socialista (PS) eleita pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Hortense Martins, lembrou, no Parlamento, que “o Governo está a cumprir a execução dos compromissos do programa do PS para o Distrito de Castelo Branco, nomeadamente, no que respeita à eletrificação do troço da linha ferroviária Covilhã-Guarda, assim como a ligação da Linha da Beira Baixa à Linha da Beira Alta”.
A isto acrescentou que “a redução do valor das portagens é outro compromisso que, embora já concretizado pelo anterior Governo do PS”, a vice-presidente da bancada socialista garante que “continuará a ser defendido, esperando que «tal se faça o quanto antes»”.
Numa intervenção durante a audição do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, no âmbito da discussão na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2020, Hortense Martins rebateu a interpelação anterior da deputada do PSD eleita pelo Distrito, felicitando-a por ter aderido ao programa do PS e afirmando compreender a razão: “porque os compromissos do programa do PSD para o Distrito de Castelo Branco eram nada mais do que zero”.
Hortense Martins realça que, “de facto, nas últimas eleições o PS no Distrito de Castelo Branco teve um resultado inequívoco que revelou a confiança que as pessoas depositaram no programa do Partido Socialista”, dando as boas vindas à deputada social-democrata ao programa do PS, “a bem do Distrito de Castelo Branco”.
Hortense Martins recordou depois que, além da eletrificação do troço da linha Covilhã-Guarda e da ligação ferroviária da Beira Baixa à Beira Alta, o PS também defende a “melhoria das carruagens e da frequência dos comboios, “que no passado foi interrompida e até deteriorada pelos governos do PSD/CDS”.
No que respeita ao IC31, a deputada socialista lembrou que “esta importante ligação transfronteiriça faz parte do Plano Nacional de Investimento (PNI)”, esperando, por isso, que a obra “avance logo que possível”.
Já em relação à EN 238, Hortense Martins reafirmou a “extrema necessidade de requalificação desta via onde são constantes os desmoronamentos”, como voltou recentemente a acontecer, lembrando a importância da mobilidade nesta via “numa região onde o setor florestal é a maior riqueza”.
A deputada do PS questionou ainda o governante que tem também a tutela da habitação sobre os dois programas dirigidos às regiões do Interior, o Chave na Mão e o Reabilitar para Povoar, considerando que, além de ser “um direito fundamental e constitucional”, é também um fator “essencial de atração e mesmo condicionante da mobilidade das pessoas, ainda mais num país como Portugal, onde a propriedade da habitação foi no passado incentivada”.
Na resposta, o ministro Pedro Nuno Santos referiu que, relativamente às portagens, o dossier está a ser trabalhado pela ministra da Coesão Territorial para depois ser avaliado pelo Ministério das Infraestruturas, garantindo ainda que o IC31 é para o Governo uma prioridade importante. O governante revelou também que a Linha da Beira Baixa será previsivelmente concluída este ano.