NA MOSTRA BEIJA-ME COM OS BEIJOS DE TUA BOCA – O CÂNTICO DOS CÂNTICOS
A Sulamita pela primeira vez em exposição
A pintura da autoria do artista mestre Lima de Freitas (1927–1998) dedicada ao Cântico dos Cânticos, intitulada Sulamita, personagem feminina central do célebre poema bíblico de amor vai ser apresentada pela primeira vez na exposição Beija-me com os beijos de tua boca – O Cântico dos Cânticos – Exposição Bibliográfica e Iconográfica, baseada na coleção do poeta Gonçalo Salvado. Trata-se de uma pintura realizada pelo histórico artista português para ser reproduzida na edição do Cân-tico dos Cânticos, publicada em 1993, ilustrada pelo mestre Lima de Freitas, e pelo escultor An-tónio Duarte, da autoria de Sam Levy, que traduziu o poema a partir da língua original, que contou com uma introdução do poeta David Mourão-Ferreira. A pintura do mestre Lima de Freitas, de grande importância para a história do Cântico dos Cânticos em Portugal e a sua influência na cultura de língua portugue-sa, pertence a uma coleciona-dora particular e poderá ser apreciada, em estreia, pelo pú-blico, na mostra.
De referir, ainda, que uma aguarela do mestre Lima de Freitas, criada para a tradução de Sam Levy, será a imagem de cartaz do ciclo de conferências Grava-me como um selo em teu coração – O Cântico dos Cânticos, Paradigma Universal da Cultura Portuguesa, que vai decorrer nos dias 18 e 19 de maio, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. Um colóquio integrado na exposição sobre o mesmo tema, Beija-me com os Beijos da tua Boca, que é inaugurada dia 7 de maio e que estará patente até 11 de setembro deste ano.
Lima de Freitas foi um dos maiores artistas intelectuais do Século XX português, sendo que a sua obra pictórica, de ilustração, de reflexão filosófica e ensaística dificilmente encontra paralelo na contemporaneidade, fazendo dele um caso único e singular no meio cultural e artístico de Portugal e um autor de referência no contexto europeu. Gonçalo Salvado afirma que “pintor, entre outras vertentes, dos grandes mitos amorosos portugueses, fundadores (e reveladores) da nossa mais intrínseca identidade, do amor visionário e do erotismo sublime; na sua obra a mulher e o feminino ocupam um lugar privilegiado e são considerados como arautos da iniciação às verdades primeiras e últimas do Ser e à própria transcendência”.
Beija-me com os beijos da tua boca, exposição bibliográfica e iconográfica sobre o Cântico dos Cânticos será constituída por mais de uma centena de livros pertencentes à vasta coleção privada do poeta Gonçalo Salvado e que representam a grande influência da poesia deste autor. Nesta coleção privilegiam-se as obras em língua portuguesa editadas em Portugal e no Brasil, algumas de grande raridade e inacessibilidade. A mostra será completada e enriquecida com obras pertencentes ao acervo da própria Biblioteca Nacional e de outras entidades portuguesas e pretende reconstituir a atmosfera e recriar o imaginário do célebre poema bíblico de amor reunindo as imagens mais emblemáticas que em Portugal lhe foram dedicadas. Atendendo ao valor que este universal poema do amor representa para a cultura portuguesa, esta exposição constituir-se-á, por certo, como uma das mais relevantes de 2020, em Portugal.