Alunos da Universidade de Salamanca visitam Concelho para trabalho científico
Penamacor recebeu cerca de 30 de alunos, de várias nacionalidades, do Master Universitário em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca, no âmbito do seminário Do Rio Zêzere à Serra da Malcata - Líquido e Materialidades da paisagem interior da Beira portuguesa, inscrito na cadeira de práticas etnográficas.
A visita teve como objetivo o reconhecimento do território do ponto de vista etnográfico, antropológico e patrimonial, para pro-porcionar ao alunos possíveis propostas de trabalho científico. Nos dias 7 e 8 de fevereiro, os estudantes visitaram vários locais do Concelho, entre os quais o Museu Municipal de Penamacor, o Convento de Santo António, o Museu Mário Bento e o Santuário de Vale da Senhora da Póvoa.
Estiveram presentes na iniciativa os presidentes de junta de freguesia de Meimoa, Penamacor e de Vale da Senhora da Póvoa, João Alves, António Gil e João Campos, respetivamente, bem como o diretor do Master Universitário em Antropologia de Ibero-américa, Ángel Espina; o diretor do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão, Pedro Salvado; e o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares.
O autarca Penamacorense avançou que espera que este seja o primeiro grupo de muitos que deseja que visitem o Concelho e que o património histórico e cultural de Penamacor seja alvo do trabalho científico da Universidade de Salamanca.
A visita contou, ainda, com uma atuação de Cancioneiro Tradicional, pelas Adufeiras de Penamacor.
A ação foi realizada no âmbito de um protocolo de colaboração que será assinado entre a Câmara de Penamacor e o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão, de Salamanca.