Academia do Conhecimento Gulbenkian funciona à distância
A Academia do Conhecimento Gulbenkian de Idanha-a-Nova, uma parceria entre o Centro Municipal de Cultura e desenvolvimento de Idanha-a-Nova, A Câmara de Idanha-a-Nova e o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, iniciou, dia 12 de maio, a sua atividade à distância com a colaboração da Rádio Clube de Monsanto.
O projeto está a ser desenvolvido desde fevereiro deste ano, no âmbito de um protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências pessoais e sociais de crianças e jovens, de forma a prepará-los para enfrentar os desafios do presente e do futuro e contribuir para o seu sucesso educativo.
A Academia do Conhecimento tem trabalhado com os alunos dos 3º e 4º anos do Concelho a história Sarilhos do Amarelo, de Pedro Sales Luís Rosário, da Faculdade de Psicologia da Universidade do Minho. Face à situação atual no País, a aventura do Amarelo e dos seus amigos passa a ser vivida à distância.
Durante as próximas semanas, com a leitura da história na Rádio Clube de Monsanto, todas as terças-feiras, a partir das 19h10, num programa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian que envolve também, enquanto parceiro, o projeto Afirma-te, financiado pelo SICAD, será promovida a reflexão e a exploração desta narrativa de forma a promover a identificação e compreensão dos conteúdos e dos processos autorregulatórios envolvidos.
Às quintas-feiras será divulgado um vídeo, para acesso restrito dos alunos, para que após a leitura na rádio estes possam trabalhar os conteúdos presentes nos capítulos. Para os alunos que atualmente não têm acesso a computador e Internet, será enviado por correio todo o material necessário para dinamização dos capítulos lidos na rádio, garantindo assim a todos os alunos, numa lógica de igualdade de oportunidades, a possibilidade de viver esta aventura.