Edição nº 1667 - 2 de dezembro de 2020

DA AUTORIA DE ANTÓNIO SALVADO E CUSTÓDIO CASTELO
Trabalho discográfico apresentado em concerto

António Salvado e Custódio Castelo apresentam, na próxima terça-feira, 8 de dezembro, a partir das 17 horas, num concerto, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, um trabalho original, na forma de livro e CD, que promete ser uma surpresa.
Trata-se de um trabalho discográfico, que tal como a Gazeta do Interior noticiou em primeira mão, reúne a poesia de António Salvado e a música de Custódio Castelo, que o define como “completamente inovador”.
Custódio Castelo recordou à Gazeta que “abordei António Salvado para musicar a poesia dele, mas poesia já existente”. No entanto, “ao perceber que queria fazer um trabalho só exclusivo dele, é que me propôs este trabalho, que tinha no baú”, avançando que se trata de 12 poemas.
Perante isto revelou que “foi um desafio de uma responsabilidade acrescida, porque estamos a falar de um dos homens ligados à literatura Albicastrense, que mais estimo e que mais me diz artisticamente”.
Foi deste modo que surgiu “o desafio, a mim próprio, de conceber uma obra de 12 andamentos, cada um correspondente a um poema”. Ou seja, foi um projeto que partiu “de uma obra inédita de António Salvado”, com Custódio castelo a realçar que “uma coisa é pegar em algo de António Salvado. Outra é uma obra inédita”, pelo que não esconde que “é um grande orgulho para mim musicar esta obra”.
Nesta obra Custódio Castelo revelou que “tive o cuidado de envolver músicos da nossa região, porque tenho sempre em mente defender o que é nosso”. E o foco esteve também “em envolver um instrumento que tenho o prazer de ter apadrinhado, a viola beiroa, que é um instrumento nosso e, pela primeira vez, vai integrar uma orquestra clássica”, concluindo que esta “é uma forma de valorizar o que é nosso”. Tudo, porque “o que temos cá dentro é tão rico. É tão bom o que temos cá dentro, que não precisamos de ir para fora”.
A obra compreende uma parceria com a Fábrica da Criatividade, através da qual surgirá outra faceta inovadora deste projeto, nomeadamente no que se refere à sua materialização, bem como com a Câmara de Castelo Branco, com o Departamento de Cultura.

02/12/2020
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video