Edição nº 1667 - 2 de dezembro de 2020

NO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO
Adufeiras de Monsanto participam em espetáculo

As Adufeiras de Monsanto participam no espetáculo talvez… Monsanto, que é apresentado esta quinta-feira, sexta-feira e sábado, 3, 4 e 5 de dezembro, no Teatro Nacional São João, no Porto.
O espetáculo é da autoria de Ricardo Pais e nasceu de uma expedição que este encenador, o percussionista Rui Silva e o compositor e guitarrista Miguel Amaral fizeram a Monsanto, icónico lugar beirão, uma pétrea e histórica aldeia onde se aninham canções, litanias, rezas e lendas.
Essas matérias ancestrais são reconfiguradas neste espetáculo por músicas e linguagens de cena mais urbanas, como o fado e o vídeo.
talvez… Monsanto constrói-se, então, como um ritual, em que se sai e entra da palavra dita ou cantada, da música e, sobretudo, dos ritmos e percussões.
Mais do que um concerto, Ricardo Pais propõe-nos uma coreografia de sinais, gestos, imagens e sons. Uma teia de figurações onde todos os intérpretes, entre os quais se destacam as Adufeiras de Monsanto, a atriz Luísa Cruz e o fadista Miguel Xavier, alimentam a ilusão de que são personagens de um drama. Onde se representa, ainda e sempre, a imensa tristeza e a imensa alegria de ser português.
As Adufeiras de Monsanto estarão, em palco, a representar a marca Idanha – Cidade Criativa da Música da UNESCO.
Esta é uma coprodução da Subcutâneo – Associação Cultural, da Câmara de Viseu e do Teatro Nacional São João que debruçaram o seu olhar sobre Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova.

02/12/2020
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video