E POR QUEM MAIS PRECISA
Filhós solidárias distribuídas pela linha da frente
A Câmara de Proença-a-Nova, no âmbito da iniciativa Filhó Solidária, no passado domingo, 13 de dezembro, distribui 250 filhós aos operacionais em serviço da Guarda Nacional Republicana (GNR), UEPS – Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, Bombeiros Voluntários, Força Especial de Bombeiros e Centro de Saúde.
O presidente da Câmara, João Lobo, explica que “este projeto nasce no sentimento que todos temos nesta quadra que atravessamos: o Natal convoca-nos este espírito de partilha e estamos todos mais despertos para essa condição. É destinada a todos aqueles que desde o início da pandemia, desde março deste ano, têm estado a tratar de todos nós, aquilo que também é o normal em situação sem pandemia, mas que se tornou mais exigente devido a este surto”.
João Lobo destaca ainda os colaboradores da Câmara que também estão na linha da frente, ainda que de forma mais invisível, nomeadamente os “que tratam dos nossos resíduos sólidos urbanos todos os dias e o piquete das águas que não pode falhar”.
O gesto simbólico vai ser alargado ainda ao Banco Solidário e à Cáritas que distribuirão posteriormente as filhós pelas famílias que acompanham.
Juntaram-se à iniciativa algumas associações do Concelho que vão confecionar o doce mais típico do Natal Proencense e amplificar este gesto de partilha. A Câmara ofereceu os ingredientes, totalizando até ao momento 100 quilos de farinha, 100 litros de óleo e 50 quilos de açúcar. Os ovos utilizados foram oferta da empresa Rica Granja, com sede junto ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova.
No próximo fim de semana, a 19 e 20 de dezembro, a iniciativa continuará no Mercado Municipal com a venda da filhó solidária, sendo que o valor angariado reverterá na totalidade para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova que está a realizar uma campanha solidária para a recolha de fundos para aquisição e reparação de viaturas.
O Mercado dos Sabores de Natal decorrerá entre as 10 e as 19 horas, no sábado, e entre as 10 e as 16 horas, no domingo. Em termos de programa, o destaque vai para a chegada do Pai Natal com a companhia do Balão Mágico, às 10h30; o espetáculo de magia com o palhaço Mário Faísca, a partir das 16 horas; e a arruada com Fábio Farinha, às 17h30, no sábado; e o espetáculo Tradições de Natal, às 14h30, uma das Rotas de Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, com o grupo Váatão, no domingo.