Edição nº 1691 - 19 de maio de 2021

DISTINGUIDA PELA CITY NATION PLACE
Idanha está entre as 20 melhores marcas territoriais do Mundo

Idanha-a-Nova foi distinguida como uma das 20 melhores marcas territoriais de todo o Mundo, pela City Nation Place.
Idanha-a-Nova é a única presença portuguesa no prestigiante Hall of Fame do marketing territorial, que inclui Helsínquia (Finlândia), Grã-Bretanha, Costa Rica, Copenhaga (Dinamarca), Eindhoven (Holanda), Auckland (Nova Zelândia), Salt Lake City (Estados Unidos), Ilhas Faroé, Bergen (Noruega), Vilnius (Lituânia), entre outras cidades.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realça que “é extraordinário que uma pequena localidade de Portugal, marcadamente rural, esteja lado a lado com grandes cidades mundiais. É o reconhecimento do trabalho que estamos a fazer no Concelho de Idanha-a-Nova, com inovação, criatividade e diferenciação”.
Para o autarca “a distinção demonstra que a estratégia de Idanha está no bom caminho e que os territórios do Interior oferecem muitas oportunidades. Com isto, ganhamos destaque a nível nacional e internacional, o que é importante para captarmos mais talento e investidores, criarmos mais riqueza e emprego”.
O Hall of Fame da City Nation Place, publicado este mês de maio, distingue as 20 melhores e mais criativas marcas e estratégias territoriais a nível mundial.
A organização destaca a estratégia Recomeçar em Idanha-a-Nova, desenvolvida pela Câmara de Idanha-a-Nova e a Bloom Consulting Portugal, em conjunto com 52 stakeholders locais, como um “exemplo magnífico do impacto que uma estratégia de desenvolvimento pode ter num território”.
É elogiado o trabalho que Idanha tem realizado na captação de investimento e fixação de população num território rural, com resultados positivos no crescimento económico, no desenvolvimento sustentável e na inversão do saldo migratório do Concelho.
A Câmara de Idanha-a-Nova refere que “os dados da Pordata demonstram que em 2019 foi possível, pela primeira vez, inverter um histórico de décadas de fluxos migratórios negativos, com o Concelho de Idanha-a-Nova a apresentar hoje um saldo migratório positivo, ou seja, há mais pessoas a chegar do que a sair do Concelho”.
É também frisado que “em 2018, Idanha-a-Nova já havia surpreendido o Mundo ao conquistar a única menção honrosa no prémio Marca Territorial do Ano, entre mais de 100 cidades a concurso. Aconteceu nos prémios City Nation Place Awards, patrocinados pelo The New York Times”.
A entrega do prémio teve lugar em Londres e Idanha-a-Nova foi superada apenas pela cidade de Eindhoven. Pelo caminho ficaram finalistas como Barcelona, Escócia, Estónia ou Salinas, na Califórnia.

19/05/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video