MOBILIDADE
Cidade tem primeiro posto de carregamento ultrarrápido do País
Castelo Branco passou a dispor, desde dia 28 de maio, do primeiro posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) para carros elétricos, sendo este o primeiro de 12 que irão ser instalados no País.
O posto, localizado no parque de estacionamento junto à Rua João Evangelista, foi inaugurado na presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
Com uma eficiência de 150kw, o novo posto permite carregar cerca 100 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos.
João Pedro Matos Fernandes caracteriza como “inevitável esta transformação”, afirmando que “hoje temos carregadores elétricos em 286 municípios, (…) no início do ano haviam 240, é impressionante, 46 e ainda não se fecharam cinco meses” referindo-se ao início do ano.
Por seu lado, o presidente da Câmara Castelo Branco, José Augusto Alves, afirma que “temos consciência de que este é o futuro, e uma obrigação para com as gerações vindouras, com vista a legar-lhes uma mobilidade limpa e económica. É isto que queremos para a nossa cidade, uma energia sustentável e amiga do ambiente.”
O novo posto vem reforçar o compromisso para a descarbonização que o município tem assumido, no mês em que se celebra a Green Week, com várias iniciativas de sensibilização e consciencialização ambiental a decorrer.
Este é o primeiro posto de carregamento Ultrarrápido para carros elétricos. A rede de Castelo Branco conta ainda com seis postos de carregamento lento, dois semirrápidos e um rápido.
Vão ser ainda instalados na cidade oito postos privados associados a marcas comerciais de veículos elétricos.
O posto de carregamento foi instalado no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado pelo Governo. O projeto é promovido pela MOBI.E, que integra atualmente mais de 1.800 postos de carregamento em todo o País.