Edição nº 1708 - 22 de setembro de 2021

FORÇA ESPECIAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Antigo Instituto de Santiago acolhe Base Permanente

O edifício do antigo Instituto de Santiago acolhe a Base Permanente da Força Especial de Proteção Civil de Castelo Branco, tendo os presidentes da Câmara de Proença-a-Nova e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil assinado, dia 16 de setembro, o protocolo de cooperação que define os termos da cedência do espaço.
O presidente da autarquia, João Lobo, recordou os cerca de 30 anos durante os quais o edifício esteve ao serviço do Concelho e da educação, tendo encerrado por falta de alunos, pelo que “hoje é com gosto que acolhemos e sediamos aqui a Brigada da Força Especial de Proteção Civil de Castelo Branco, que traduz uma valência para o próprio Concelho de Proença-a-Nova e para toda a Região”.
O protocolo estará em vigor até ao momento em que começarem as obras de adaptação do edifício com o objetivo do dotar de condições para acolher idosos e cuidados de saúde, no âmbito de candidatura formalizada ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - 3.ª Geração (PARES 3.0) denominada S. Tiago - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Lar Residencial.
João Lobo referiu ainda os contactos que estão a ser realizados com a Secretaria de Estado da Proteção Civil para a ampliação do Centro de Meios Aéreos da Moita, onde a Força Especial de Proteção Civil (FEPC) estava anteriormente sediada, revelando-se o espaço insuficiente para acolher todos os operacionais em condições dignas.
O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, brigadeiro-general José Manuel Duarte da Costa, considera fundamental o caminho conjunto que é feito com os municípios e afirmou que “não há proteção civil que sobreviva e subsista sem o apoio autárquico. Este passo que estamos a dar aqui acaba por melhorar em muito as condições de vida daquilo que é a FEPC, mas melhora sobretudo aquilo que são as condições de resposta operacional em prol da sociedade e em prol de todos os elementos que vivem nestas regiões, porque estamos a dar mais segurança aos Portugueses”.

22/09/2021
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video