Medidas de apoio às famílias e à promoção da natalidade mantêm-se
A Câmara de Idanha-a-Nova aprovou continuar a executar um conjunto de medidas e apoios à promoção da natalidade e à fixação de famílias, no Concelho de Idanha-a-Nova.
A proposta foi levada a reunião de Câmara dia 30 de novembro, pelo presidente da autarquia, Armindo Jacinto, e foi aprovada por unanimidade.
Armindo Jacinto afirma que “ficamos satisfeitos por os vereadores da oposição terem votado a favor das nossas medidas e apoios à promoção da natalidade e à fixação de famílias. Isso significa que tanto as medidas, como os resultados que temos obtido, são efetivamente positivos. As políticas da gestão autárquica que saiu vencedora nas últimas eleições, com a estratégia Idanha Solidária, têm o reconhecimento por parte da oposição pelo bom trabalho que temos vindo a desenvolver”.
Na sessão o executivo municipal rejeitou uma proposta de estímulo à natalidade apresentada pelo Movimento Para Todos. Na sua declaração de voto, Armindo Jacinto explicou que as medidas apresentadas eram “redundantes face às políticas tão ambiciosas e aos investimentos tão significativos que estão a ser implementados pela atual gestão autárquica, não havendo ao mesmo tempo qualquer garantia de resultado dessas mesmas medidas”.
A Câmara recorda que Idanha-a-Nova com as medidas e apoios às famílias que adotou conseguiu “estar há vários anos entre os 50 municípios com melhor índice de fecundidade, ou seja, com maior número médio de filhos por mulher em idade fértil” e refere que “também num estudo da DECO publicado este ano, o Concelho de Idanha-a-Nova surge em sétimo lugar nos municípios com mais apoios e incentivos à fixação de população”. E acrescenta que “o Concelho de Idanha-a-Nova tem sido também considerado cada vez mais atrativo e com maior qualidade de vida em estudos nacionais como o Portugal City Brand Ranking, onde este ano subiu ao 107.º lugar entre os 308 municípios portugueses, a melhor posição de sempre”.
Assim, as medidas que se mantêm são: alimentação gratuita para todas as crianças do Berçário, Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo; rede de creches municipal gratuita, desde o Berçário; livros/fichas gratuitos para todos os alunos do 1.º Ciclo; transportes gratuitos para todos os alunos até ao 12.º ano; comparticipação das propinas, despesas de deslocação e alojamento no Ensino Superior para alunos residentes e recenseados no Concelho de Idanha-a-Nova; comparticipação de 50 por cento das propinas para todos os alunos da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) residentes e recenseados no Concelho de Idanha-a-Nova; atribuição até seis bolsas para alunos matriculados no 1.º ano das escolas do Instituo Politécnico de Castelo Branco (IPCB); atribuição do prémio para o melhor aluno da ESGIN no montante de 500 euros; monitorização das boas práticas alimentares nas escolas, com introdução de refeições biológicas; cedência de computadores portáteis, tablets e routers para ensino à distância; acesso a projetos educativos inovadores, tais como Nova Escola do Mundo Rural, Idanha+Bebé ou Ensinar é Voar; atividades de tempos livres (ATL) gratuitas nas freguesias; acesso gratuito ao Cartão Raiano Saúde 0-114, com serviços médicos e de enfermagem; acesso por parte das famílias aos programas da Estratégia Local de Habitação”.