Alma Azul realiza Conversa Aberta na UBI
A Alma Azul visita a Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, esta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 16 horas, para uma Conversa Aberta sobre prémios literários e a importância das universidades como espaços de leitura e escrita.
A Conversa realiza-se no auditório da Biblioteca e é especialmente dirigida a alunos e professores da UBI, mas aberta a todos os interessados e insere-se em sessões itinerantes da Alma Azul para divulgar e aprofundar a relação da leitura com a escrita.
Utiliza para motivar à leitura e à escrita dois modelos em que aposta para a revelação de novos autores. As Mãos no Fogo, coleção de narrativas que a Alma Azul edita com participantes das suas residências de escrita; e o Prémio Literário Pedro da Fonseca, criado pela Câmara de Proença-a-Nova, e com o qual a produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, colabora desde a sua primeira edição, em 2016.
A Conversa servirá para fomentar a relação entre a editora e produtora de atividades culturais com os alunos e professores universitários que esperam uma oportunidade para editar ou mostrar o seu trabalho, literário e académico, em encontros de escritores, comunidades de leitores ou feiras do livro em Portugal e nos países onde a língua oficial é o Português, trabalho que a Alma Azul desenvolve através do seu Festival de Língua Portuguesa - A Língua Toda que, em 2022, decorrerá de março a maio, em vários pontos do País.
A editora e produtora Alcainense propõe-se visitar as várias universidades do País, começando naturalmente pela da Beira Interior, a que se seguirá a de Coimbra, Porto, Braga (Minho), Évora e Faro (Algarve).
Esta quinta-feira, leva para oferta aos alunos e professores da UBI o livro com os textos vencedores do III Prémio Literário Pedro da Fonseca que publica duas ficções, que são agosto não se fez em lume brando, da jovem Madeirense Valentina Silva Ferreira; e Um repasto póstumo, do Aveirense Nuno Sobral; e um original de poesia, Na ilusão do silêncio, de Xavier Zarco, natural de Coimbra. O livro conta com ilustrações de Catarina Alves e é uma edição Alma Azul – Câmara de Proença-a-Nova.
Serão ainda apresentadas as normas de participação ao IV Prémio Literário Pedro da Fonseca, do qual as candidaturas decorrem até dia 28 de fevereiro, e várias informações sobre a participação de alunos e professores em futuras residências de escrita Alma Azul.