PROTEÇÃO CIVIL
Iniciativas assinalam Dia Internacional
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco (CDOS) da ANEPC, em parceria com os Serviços Municipais de Proteção Civil, agrupamentos de escolas, Fórum de Castelo Branco e os demais agentes de proteção civil, vai desenvolver várias iniciativas, para assinalar O Dia Internacional da Proteção Civil.
Assim esta quarta-feira, 2 de março, a partir das 10 horas, realiza-se um simulacro de evacuação do Fórum de Castelo, com a realização de uma exposição estática de meios e recursos dos diferentes agentes de proteção civil.
Esta quinta-feira, 3 de março, às 9h30 é inaugurada uma exposição estática e realiza-se uma demonstração técnica de equipamentos de proteção e socorro, na sede do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, no Fundão.
Na próxima sexta-feira, 4 de março, a partir das 9h30 realiza-se no auditório do Centro de Empresas Inivadoras (CEI) de Castelo Branco, um seminário técnico subordinado ao tema O Papel dos Municípios na Segurança Contra Incêndios em Edifícios.
Recorde-se que o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), é celebrado anualmente a 1 de março, data em que entrou em vigor a constituição da Organização, sendo que em Portugal, o Despacho N.º 6915/2008, de 21 de fevereiro veio instituir o Dia da Proteção Civil.
A comemoração desta data tem como objetivo sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. A data pretende também prestar tributo aos agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.