17 A 24 DE DEZEMBRO
Alma azul leva livros ao Mercado de Alcains
A Alma Azul, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcains, leva ao Mercado de Alcains, a partir do próximo sábado, 17 de dezembro, até dia 24 de dezembro, a mostra 23 Razões para Oferecer Um Livro no Natal na tentativa de angariar fundos para a realização do Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2023, nos próximos meses de março, abril e maio, na Região Centro, com atividades também em Alcains.
Comercializar livros de autores de língua portuguesa no Mercado de Alcains, como um produto que representa o território, segue a linha do trabalho da Alma Azul expresso nas atividades que desenvolve com o projeto Em Nome da Beira, e na atribuição do Prémio Ciranda, oferenda de produtos tradicionais com forte ligação à produção rural, como o vinho, o azeite, as compotas e o pão, ligando ao cultivo da terra às atividades culturais que a produtora, com sede em Alcains, dinamiza.
Maria Manuel Viana, Rui Zink e Francisco Duarte Mangas são os autores com destaque na mostra, aos quais, no Mercado, se juntam livros para crianças e de autores de Alcains e da Região, numa valorização dos estudos dos investigadores locais.
A poesia terá uma representação e um espaço próprio com autores consagrados como Fernando Pessoa ou Sophia de Mello Breyner Andresen, mas também com livros de João Camilo, José Guardado Moreira ou Ana Rita Calmeiro.
Ainda integrado no programa 23 Razões Para Ler Um Livro no Natal, a Alma Azul desloca-se a Coimbra no 19 de dezembro, para nos claustros do Colégio da Graça, na Rua da Sofia, assinalar o aniversário de Alexandre O´Neill e promover a antologia Poesia da Língua Toda, com a presença de um dos autores, Alexandre Valinho Gigas.
Nos dias 23 e 24 de dezembro, a mostra continuará disponível no Salão Alma Azul, em Alcains, para receber os Alcainenses espalhados pelo País ou Europa que regressam nesta quadra para celebrar o Natal junto de familiares e amigos.
No dia 24 de dezembro, das oito às 12 horas, a mostra estará no Mercado, e, de tarde, na sede da Alma Azul até às 19 horas, momento em que se encerra 23 Razões Para Oferecer Um Livro no Natal para, como manda tradição, se possa assistir ao atear do Madeiro que os jovens juntaram no Adro da Igreja de Alcains.