ATÉ AO DIA DE REIS
Natal enche a cidade de animação
O programa do Natal em Castelo Branco é Fácil Gostar já está a decorrer e promete encher a cidade de animação até ao Dia de Reis, 6 de janeiro do próximo ano.
As atividades arrancaram na passada quarta-feira, 7 de dezembro, dia em que apesar do São Pedro não querer ajudar, foi inaugurado o Mercado de Natal instalado na Avenida Nuno Álvares e foi ligada a iluminação natalícia.
Uma inauguração em que não faltou a música. Primeiro com a atuação do Coro Infanto-Juvenil do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Depois com a subida ao palco do vocalista da banda Albicastrense Norton, Pedro Afonso, que compôs e canta a música Natal em Castelo Branco É Fácil Gostar. Um tema que marca a quadra natalícia Albicastrense e no qual o refrão destaca: “É Natal, é Natal, é Natal/Vem viver o encanto/E é fácil gostar do Natal/Em Castelo Branco”.
Na abertura do programa, o presidente da ACICB – Associação Comercial e Empresarial de Castelo Branco, Sérgio Bento, realçou que “o Natal traz uma nova vida ao Concelho” e, de caminho, não perdeu a oportunidade de destacar a importância de duas atividades dinamizadas em parceria com a Câmara de Castelo Branco, que são o Concurso de Montras e o Sorteio de Natal.
Sérgio Bento sublinhou, no que se refere ao Sorteio de Natal, que um aspeto relevante resulta do facto do “dinheiro dos prémios ser aplicado nas empresas aderentes”, o que em conjunto com o Concurso de Montras é marcante para o comércio local, até porque “o próximo ano será difícil. Este é um modo dos empresários passarem esta fase mais difícil”.
Por seu lado, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, com base na atuação do Coro, começou por falar da “importância das nossas crianças, com a força que nos trazem, com a alegria que nos trazem”, tanto mais que “representam o futuro de Castelo Branco, do nosso País”.
Leopoldo Rodrigues que, focado no Natal, destacou “a alegria, a cor, o fomentar da atividade comercial”, para adiantar que esta é uma oportunidade para “dinamizar o comércio e permitir àqueles que fazem compras no nosso comércio tradicional possam receber prémios. Que também se refletem no comércio tradicional”, tal como Sérgio Bento já tinha sublinhado.
O autarca também fez questão de se referir à importância da iluminação natalícia, as luzinhas, ao defender que “não podíamos deixar de iluminar a nossa cidade. Não podíamos deixar de trazer a alegria da luz e das cores. Não podíamos colocar Castelo Branco no patamar abaixo de outras cidades”.
Leopoldo Rodrigues frisou igualmente que “o Natal é a festa da família. É a festa da família de sangue, mas é também a festa da família de Castelo Branco”.
Quanto ao programa do Natal em Castelo Branco é Fácil Gostar, para além do Mercado de Natal, há muitos momentos que se destacam. É o caso de uma estreia, a Maior Exposição de Construções com Peças de Lego, que pode ser visitada a partir da próxima sexta-feira, 16 de dezembro, na tenda instalada na Praça 25 de Abril.
A Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida recebe outra mostra dedicada aos Pais Natal, onde estarão patentes 1.001 figuras, todas elas a representam a figura de barbas mais conhecida do Mundo.
Durante o mês de dezembro, no Cine-Teatro Avenida serão apresentados os filmes e teatros musicais A loja dos bonecos, Pinóquio Guilherme del Toro, A noite de Natal, Maria, a Neta de Nicolau, Um conto de Natal, de Charles Dickens, Alice no País do Natal, Um Sonho de Natal, ao que há ainda a juntar espetáculos de Natal na Sé Catedral e na Igreja S. José Operário, com a Orquestra Sinfónica e Coros Juvenis do Conservatório Regional de Castelo Branco, todos com entrada gratuita.
Claro está que o Presépio tem um papel de destaque na programação natalícia, pelo que até ao Dia de Reis, 6 de janeiro, no Castelo, estão expostas cerca de 80 figuras feitas pelas escolas e associações do Concelho.
A vertente desportiva chega no dia 23 de dezembro, a partir das 19 horas, com a VIII Corrida de São Silvestre dos Madeiros organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Bairro do Cansado.
Ainda na vertente desportiva, Dia de Reis, 6 de janeiro, a partir das 18h30, realiza-se a Caminhada dos Reis, que termina no Castelo, com Bolo Rei para todos os participantes.
António Tavares