Haja Saúde está no terreno pelo 10.º ano em Oleiros
O programa Haja Saúde, da Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira, está no terreno, desde dia 5 de janeiro, naquele que é o 10.º ano de funcionamento.
O calendário agora iniciado abrangerá o primeiro semestre deste ano, ao longo do qual serão realizadas três visitas a cada local. Elementos da Junta de Freguesia, juntamente com uma equipa de enfermagem e a assistente social, visitarão todos os lugares e aldeias da Freguesia. Nestas visitas, são monitorizados os parâmetros vitais e, ao mesmo tempo, combate-se o isolamento social, promovendo alguns momentos de convivência com a população mais isolada.
Os dinamizadores acrescentam que “sempre com uma intenção de fazer mais e melhor pelos nossos fregueses, serão introduzidas algumas ações que, certamente, serão benéficas para o projeto e em consequência, para os que dele usufruem. Será aplicado um questionário de satisfação, onde os utentes poderão fazer a análise e a avaliação do programa, contribuindo, com as suas sugestões, para a sua melhoria”.
Numa perspetiva de sensibilização e contribuição para um estilo de vida mais saudável, pretende-se desenvolver e distribuir folhetos informativos, abordando alguns temas pertinentes, como alimentação e atividade física, entre outros.
O Haja Saúde funciona aos domingos de manhã, com uma viatura da autarquia e outra alugada para o efeito. Em cada uma destas jornadas, são observadas cerca de 70 pessoas, a maioria idosos.
A Junta realça também que “não foi possível estabelecer um novo protocolo com a Direção dos Bombeiros de Oleiros”, sendo “essa é a razão pela qual não estamos a utilizar as ambulâncias”. Sobre esta questão avança que “a Junta de Freguesia tentou, por mais de uma vez, negociar o envolvimento dos bombeiros e das suas ambulâncias, mas ainda não obteve nenhuma resposta da Direção aos seus pedidos. Por certo que, nesta fase, não temos as condições desejadas, mas tudo está a ser feito para as melhorar gradualmente”, concluindo que “queremos acreditar que, em breve, haverá abertura para que as duas partes, Junta de Freguesia e Direção dos Bombeiros, consigam estabelecer um protocolo e, juntos, levem a cabo um programa de enorme valor social na Freguesia, cada vez mais envelhecida e com mais pessoas a viverem isoladas”.