SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA
Escola de Formação da ULSCB comemora aniversário
A Escola de Formação de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) comemorou, a 8 de maio, o primeiro aniversário como Entidade Acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, para formação de Suporte Básico de Vida (SBV) e SBV com Desfibrilhação Automática Externa (DAE).
As formações têm como objetivo primordial formar leigos e profissionais de Saúde na aquisição de competências que lhes permitam realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um DAE, numa vítima em paragem cardiorrespiratória, ou seja, adquirir capacidades para utilização de um dispositivo que permite a administração de um choque elétrico (desfibrilhação) no tórax da vítima (em situações específicas), podendo contribuir para que o coração parado volte a ter função, ajudando assim a salvar vidas.
São também abordados conteúdos essenciais, como a cadeia de sobrevivência, riscos para o reanimador, algoritmo de SBV, posição lateral de segurança, algoritmos de desobstrução da via aérea e algoritmos de SBV-DAE, ao longo de sete horas de formação teórico-prática.
O aproveitamento no curso de formação certifica o formando por um período de cinco anos nas competências ministradas segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Escola de Formação, em estreita colaboração com o Serviço de Investigação, Formação e Ensino da ULSCB, realizou ao longo deste primeiro ano, 19 cursos de formação em SBV-DAE, totalizando 104 profissionais da ULSCB. Desses, 58 desempenham funções no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco e 46 nos vários centros de Saúde que integram a ULSCB, que são Sertã, Penamacor, Oleiros e Idanha-a-Nova.
De acordo com a ULSCB “tem-se verificado um elevado interesse dos profissionais da instituição, de diferentes categorias profissionais, na realização desta formação. A equipa de 16 formadores da escola, constituída por dois médicos e 14 enfermeiros, conjuntamente com SIFE, ambicionam continuar a contribuir para a melhor formação dos profissionais da ULSCB, mas também formar elementos externos”.
A Escola de Formação leciona formação na ULSCB, mas também a pessoas/organizações interessadas fora da instituição. Para o efeito, tem capacidade de se deslocar junto dos mesmos, garantindo formação a grupos de seis formandos, sendo que para mais informações os interessados podem contactar a ULSCB ou através do endereço eletrónico [email protected].