PIONEIRA ENTRE INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO
CIJE já tem Sala de Snoezelen
A Casa de Infância e Juventude (CIJE) de Castelo Branco inaugurou esta segunda-feira, 25 de setembro, a Sala de Snoezelen – Projeto Cuidar de Mim. Um novo espaço que foi criado com o apoio da Vinci, através do programa Vinci para a Cidadania, sendo de recordar que a Vinci um é grupo francês de construção e gestão de concessões e em Portugal é conhecida por deter a ANA - Aeroportos, a Sótecnica, ser um dos acionistas de referência da Lusoponte e por ter adquirido o negócio de infraestruturas informáticas à Novabase IMS, a atual Axians Portugal.
Na cerimónia de inauguração, a diretora técnica da CIJE, Sara Ribeiro, recordou que “em 2022 a Vinci avançou com o programa Vinci para a Cidadania” e, daí, se avançar com uma “candidatura para a Sala Snoezelen, que foi aprovada ainda no ano passado e hoje estamos aqui a inaugurar a Sala”.
Sara Ribeiro destaca que na CIJE “temos recursos humanos muito interessados em desenvolver esta área”, pelo que agora será ministrada formação, de modo a dinamizar o novo espaço da instituição, porque “trabalhar estas competências nas crianças e jovens é muito importante”.
Por outro lado, sublinha que “a CIJE é pioneira com este projeto, em termos de casas de acolhimento”, pelo que, no futuro, “vamos partilhar com outras casas de acolhimento, para que elas também possam avançar neste sentido”.
Sara Ribeiro relembra também que em matérias de novos espaços na CIJE, “há dois anos inauguramos um grupo de semiautonomia e agora estamos prestes a inaugurar outro”, para explicar que a instituição acolhe “crianças e jovens dos três aos 18 anos, com a possibilidade de alargar para lá dessa idade, até aos 25 anos”.
Na resposta a Sara Ribeiro, o CEO da Vinci Energies Portugal, Pedro Afonso, fez questão de deixar claro que “o trabalho importante não é o que nós fizemos, que foi dar um contributo que permitiu fazer isto. O trabalho importante é o que a doutora Graça Frade e todos os colaboradores da CIJE fazem por estas crianças e jovens”.
Pedro Afonso que elogia o trabalho desenvolvido, quando “vimos a semente que se põe no início e depois o que vocês fazem, desenvolvem”, o que o leva a manifestar um “muito obrigado pelo que fazem pelas crianças e jovens, pela cidade”.
Já a presidente da Direção da CIJE, Graça Frade, realça que com a Sala Snoezelen, a instituição “concretizou mais um sonho”, com “a abertura de um novo espaço, sala”, o qual descreve como “um lugar personalizado, aconchegante e seguro onde as nossas crianças e jovens vão ter novas experiências que as tornarão ainda mais resilientes”.
Graça Frade sublinha que “para prosseguir o nosso sonho é preciso encontrar formas financeiras para o fazer”, para adiantar que “com o vosso apoio (Vinci) acreditamos que não há impossíveis, porque acreditam em nós”.
Refere, por outro lado, que “sabemos que há ainda muito a fazer, mas sabemos também que como diz Ernest Bloch: «Utopia não é o impossível, mas sim o que ainda não foi possível»”.
António Tavares