PARA FAZER CONTAS E PLANOS
Em 2024 feriados permitem muitas pontes
O ano de 2024, como acontece todos os anos, começa com um feriado, que é o Dia de Ano Novo. Depois, ao longo dos 12 meses, haverá mais feriados, que permitirão fins de semana prolongados, muitos deles possíveis devido a pontes.
Em fevereiro o feriado da terça-feira de Carnaval é dia 13, pelo que, com um dia de férias é possível ter um fim de semana prolongado de quatro dias.
Depois é preciso esperar até ao fim de março, para se ter mais um fim de semana prolongado, de 29 a 31. Na sexta-feira, 29 de março, é Sexta-Feira Santa, e domingo, 31 de março, é dia de Páscoa.
Os Albicastrenses podem ter outro fim-de semana prolongado, de 13 a 16 de abril, com a Romaria da Senhora de Mércoles, é que a terça-feira dia 16 de abril é o feriado municipal e com mais um dia de férias, à segunda-feira, lá fica uma pausa de quatro dias. Abril, no entanto, abre portas a mais uma ponte. Tudo, porque o 25 de Abril, sendo de realçar que a Revolução comemora no próximo ano as bodas de ouro, calha a uma quinta-feira. Por isso é apenas suficiente marcar um dia de férias na sexta-feira, 26 de abril, para se ficar com um fim de semana prolongado de quatro dias.
Maio, como sempre, começa com um feriado, no dia 1, o Dia do Trabalhador, que é numa quarta-feira. Ainda em maio, dia 30, quinta-feira, celebra-se o Corpo de Deus. E, claro está, que coim mais um dia de férias, na sexta-feira, dia 31, é possível gozar de um novo fim de semana prolongado.
A 10 de Junho comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Como calha a uma segunda-feira, o fim de semana será prolongado, com três dias.
Já em agosto, dia 15, é o Dia da Assunção de Nossa Senhora. Feriado que calha a uma quinta-feira, de onde resulta que com mais um dia de férias, o fim de semana fica com quatro dias.
Em setembro não há feriados e em outubro há apenas um, o de dia 5, que assinala a Implantação da República, mas que calha a um sábado, pelo que para a maioria das pessoas não terá efeito prático.
Para compensar, o Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, será numa sexta-feira, abrindo portas a um fim de semana prolongado de três dias.
Em 2024 o mês de dezembro não será bom para feriados, pois tanto o dia 1 como o dia 8 calham a um domingo. Já o Dia de Natal, 25 de dezembro, calha a uma quarta-feira, de onde resulta que com uns dias de férias pode ter um período de descanso bem prolongado.
António Tavares