ICNF esclarece juntas sobre Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível
O Instituto da Conservação das Florestas e da Natureza (ICNF), em colaboração com a Câmara de Oleiros e com as juntas de freguesia, dinamizou, dia 19 de março, um encontro que teve como objetivo a prestação de informações e esclarecimento de dúvidas sobre a execução, constituição e servidão administrativa da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) em Oleiros.
O ICNF tem identificados, no Concelho de Oleiros, seis troços de terreno, localizados nas freguesias de Estreito-Vilar Barroco, Sarnadas de São Simão e Orvalho, para neles ser aberta uma faixa de gestão de combustível. Em concurso público foi selecionada uma empresa privada que, segundo explicou Elmano Silva, diretor regional adjunto na área da gestão de fogos rurais do ICNF, dará apoio aos processos relativos à servidão administrativa, que acarreta o pagamento de uma indemnização aos proprietários.
Elmano Silva explicou que “até ao verão, serão constituídos 28 quilómetros, que totalizam 354 hectares de área, de rede de gestão de combustível. Esta é a meta para este Concelho em 2024, mas o plano total do ICNF determina que até 2025 a rede primária atinja os 1.406 hectares de área”.
O presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, que acompanhou a reunião, lembrou que o Concelho “é ciclicamente e infelizmente afetado pelos incêndios, pelo que é importante que possamos atuar, para poder minimizar as proporções que estes fogos atingem”.
A criação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência.