EM CASTELO BRANCO E ALCAINS
BINAS já estão a funcionar
O Sistema de Utilização Partilhada de Bicicletas de Castelo Branco, BINAS, já está a funcionar em Castelo Branco e em Alcains.
Recorde-se que o serviço consiste em bicicletas elétricas para utilização pública baseadas em estações de carregamento, em áreas reservadas, com utilização mediante aluguer, sendo que a entidade gestora é a Câmara de Castelo Branco.
O sistema contempla também uma aplicação móvel, designada BINAS, disponível na Apple Store e no Google Store.
O serviço de disponibilização das bicicletas funcionará durante todo o ano, todos os dias das sete às 22 horas.
A utilização da bicicleta é feita mediante aluguer em regime avulso ou em regime de subscrição. Assim, depois dos primeiros seis meses, que serão gratuitos, pagar-se-á 50 cêntimos para desbloqueio da bicicleta e uso durante os primeiros trinta minutos, e cinco cêntimos de euro por minuto a partir dos trinta minutos e até ao final da viagem.
Para já, desde a passada sexta-feira, 3 de maio, em Castelo Branco, estão a funcinar 25 bicicletas, de um total que chegará às 40, e que se contrarão distribuídas por oito estações de ancoragem, que estao instaladas no Largo de São João, na Praça de Camões, no Jardim das Laranjeiras (Rotunda da Europa), na Alameda da Liberdade, no Largo Melvin Jones (junto ao Hospital Amato Lusitano), no Centro Coordenador de Transportes, no Parque do Barrocal e na Zona de Lazer (junto às piscinas).
Em Alcains, desde a passada segunda-feira, 6 de maio, estão a funcionar quatro bicicletas, sendo que a estaão de ancoragem se localiza no Largo de Santo António.
De referir, ainda, que a a criação deste serviço implicou um investimento de aproximadamente 300 mil euros.
Na inauguração das BINAS em Castelo Branco, na passada sexta-feira, 3 de maio, o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Hélder Henriques, destacou “o enorme orgulho, gosto neste momento singular de disponibilizar um conjunto de biciclestas, num projeto piloto, que tem a ver com a mobilidade sustentàvel no Concelho de Castelo Branco”.
Hélder Henriques realçoum, por outro lado, o “grande esforço financeiro da Câmara para a mobilidade, de uma forma geral”, para adiantar que “a mobilidade ciclável é uma das apostas do município”, tanto mais que “Castelo Branco tem todas as condições para ser um destino onde a bicicleta pode ser muito utilizada”.
Também o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, considerou que “sete é um dia importante em termos do que é a mobilidade, a mobilidade suave”, para recordar igualmente “o forte investimento da Câmara na mobilidade”.
No que respeita a bicicletas Leopoldo Rodrigues recordou também o apoio na sua aquisição, para admitir que “apesar do forte iunvestimento, não é visível a utilização das bicicletas”, mas garante estar confiante que tal se venha a verificar com o passar do tempo.
António Tavares