Edição nº 1858 - 28 de agosto de 2024

NO ORVALHO
Largo dos Azevedos está requalificado venham as piscinas

A requalificação do Largo dos Azevedos, no Orvalho, Concelho de Oleiros, foi inaugurada na passada sexta-feira, 23 de agosto, coincidindo com o período da festa de verão em honra de Nossa Senhora da Confiança. Agora o Largo dispõe de um espaço verde com um monumento de homenagem aos Orvalhenses que participaram na I Grande Guerra Mundial, de uma zona com vários tanques de água em cascata que proporcionam frescura ao local, de um espaço com mesas para quem desejar utilizar o forno ou a churrasqueira instalados e de um parque de estacionamento.
Mas tão importante como a requalificação isso é que nesse dia o presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, assegurou que o compromisso da construção de uma piscina na localidade se mantém e será uma realidade.
O novo espaço verde é dominado pelo monumento aos Orvalhenses que integraram o Corpo Expedicionário Português e que estiveram envolvidos na I Grande Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Ao todo foram 15 os Orvalhenses que partiram para o conflito, sendo possível saber que foram Francisco Lourenço, Joaquim Antunes, Joaquim Bento, Joaquim Dias, Joaquim Reis, Joaquim Roque, Joaquim Simões, José Natário, José Roque, Manuel Antunes, Manuel Eusébio, Manuel Francisco, Manuel Inácio da Silveira, Manuel Lourenço e Manuel Roque, havendo a salientar que todos regressaram vivos, o que é atribuído às intervenções feitas à Nossa Senhora da Confiança.
Em dia de festa e inauguração, o presidente da Junta de Freguesia de Orvalho, Luís Roque, recordou que o Largo dos Azevedos foi um dos espaços afetados pelo grande incêndio de 2017. Um fogo que há sete anos destruiu, no Orvalho, “quatro casas de segunda habitação, bem como bens materiais”, sendo que “o Largo dos Azevedos ficou irreconhecível”. Daí, o objetivo de avançar com a sua requalificação, o que não foi fácil, pois foi necessário com “mais de 15 proprietários, envolvendo heranças indivisas”, mas objetivo foi alcançado e “hoje temos um espaço acolhedor e muito digno”, não perdendo a oportunidade de agradecer o envolvimento do anterior presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge.
Pelo meio, Luís Roque também não perdeu a oportunidade de avançar com um pedido ao atual autarca, Miguel Marques, no sentido que “o projeto das piscinas seja concretizado”.
A exemplo de Luís Roque, também o vice-presidente da Câmara de Oleiros, Paulo Urbano, considerou que sexta-feira “é um dia importante para a nossa freguesia” e realçou que “temos aqui a Ti Ângela e a Dona Amélia, que são filhas de dois Orvalhenses que foram à I Grande Guerra Mundial”. Tudo isto, sublinhado que estão em causa “homenagens a três grupos, que são os combatentes, quem faz a festa de Nossa Senhora da Confiança e o grupo de pessoas que esteve aqui em 2017”.
Focado na “tragédia” do incêndio de 2017, que “foi numa noite de fados, numa quarta-feira”, recordou que “o incêndio entrou em quatro frentes, no Orvalho e esta zona ficou feia, degradada”. Isto, para adiantar que requalificação do Largo dos Azevedos, que ascendeu a 200 mil euros, foi possível devido a “uma candidatura a fundos comunitários, pela Pinhal Maior”.
Resultado de, tudo isto, Miguel Marques revelou “o grande orgulho nesta requalificação, que é importante depois de um grande incêndio, em 2017”, que representa “a teimosia, a resiliência dos Orvalhenses erguerem os seus sonhos”.
Miguel Marques realçou, de seguida, que “o Concelho de Oleiros tem 470 quilómetros quadrados, 10 freguesias e muitos lugares”, para referir que “é difícil ir ao encontro dos anseios de todos”. Tudo, ara frisar que “temos lugares com duas ou três pessoas e também essas têm direito à qualidade de vida”. Tal serviu para assegurar que O Concelho é visto como um todo. Em todo o Concelho temos esta requalificação urbana, o apoio social” e avançou que o objetivo “´´e captar novas jovens famílias para o Concelho, para mitigar a quebra demográfica”. Uma matéria em relação à qual revelou que “os indicadores nos dão um aumento da população escolar, o que é positivo e significativo”.
Na resposta ao pedido de construção da piscina, Miguel Marques relembrou que “é uma promessa do anterior executivo”, para assegurar que assume “cumprir as promessas” e, por isso, “a piscina de Oleiros, bem como a de Estreito será uma realidade”.
Miguel Marques, tendo em atenção a festa em honra de Nossa Senhora da Confiança, destacou, ainda, que “as festas nas aldeias fazem parte da cultura, do que são as nossas tradições e é importante mantê-las, pelo que apelo aos jovens para que tal aconteça”.
António Tavares

28/08/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
24/05
Festival Alcains ConectaCasa do Povo de Alcains
tituloNoticia
24/05
Margem de ErroCasa do Povo de Alcains
25/05
CabeloCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
23/05 a 24/05
XVII FITUCBCastelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video