FOGOS
PS critica aproveitamento político
A Concelhia de Castelo Branco do Partido Socialista (PS) tornou público, em comunicado, o “profundo reconhecimento a todos os envolvidos nos trabalhos de combate ao incêndio, em especial aos nossos bombeiros, forças de segurança, juntas de freguesia e outras entidades oficias. Para além disso, queremos expressar também o nosso reconhecimento às populações que heroicamente ajudaram a defender o nosso território e a nossa solidariedade a todos os afetados por esta tragédia”.
Os socialistas realçam que “enquanto as chamas lavraram nas nossas comunidades e a única coisa importante era acudir os afetados e estar ao lado das pessoas, não foi o momento de fazer política. Mesmo depois disso, não se deve usar uma tragédia assim para campanha ou lutas partidárias”, para “condenar veementemente o comportamento irresponsável e oportunista do movimento SEMPRE, que, durante o devastador incêndio que afetou o nosso concelho, fez apelos nas redes sociais para donativos materiais (água, alimentos, artigos de higiene, ração animal, entre outros). Esses apelos, claramente orientados para o aproveitamento político de uma tragédia, surgiram numa altura em que, segundo a informação confirmada pela Câmara de Castelo Branco, não havia necessidade de qualquer apoio material, além do que a autarquia e as outras entidades oficiais já garantiam”. Perante isto é afirmado que “é profundamente lamentável que, em momentos de dor e sofrimento para tantas famílias, o movimento SEMPRE não tenha hesitado em espalhar alarme e desinformação para tentar melhorar a sua imagem às custas do sofrimento das populações”. Por outro lado o PS avança que “não podemos, também, deixar de criticar outras forças políticas e candidatos, locais e nacionais, que fazem política espetáculo, explorando o sofrimento e as inseguranças das pessoas e, mais uma vez, utilizaram a destruição do território e a dor das pessoas como mero adereço descartável de vídeos promotores da sua imagem. É muito triste constatar que estas forças à direita do Partido Socialista veem os Albicastrenses como meros figurantes dos seus objetivos políticos e pessoais”.
A Concelhia sublinha ainda que “não podemos deixar de referir que, para além destes aproveitamentos políticos, assistimos a uma campanha negra de difamação e calúnia, promovida pelos mesmos do costume, desde perfis falsos e anónimos até órgãos de Comunicação Social que só são independentes em relação à verdade, para procurar atingir demagogicamente diversos responsáveis autárquicos e políticos como forma de tentar atingir a imagem e o bom nome do presidente da Câmara e dos candidatos autárquicos do Partido Socialista. Esta forma de fazer política, porque é disso que se trata, sem ética nem decência, em nada contribuiu para a melhoria da nossa terra e apenas pretende enlamear o debate político e descredibilizar a democracia e as instituições”. Perante isto é garantido que “enquanto o nosso município enfrentava uma das maiores catástrofes naturais que já vimos, o presidente da Câmara e outros responsáveis do Município estavam permanentemente no terreno, trabalhando discretamente em conjunto com as forças de segurança, bombeiros e outras instituições, garantindo a segurança e o bem-estar da nossa comunidade. No entanto, em nenhum momento o Partido Socialista ou o presidente da Câmara se aproveitou politicamente da situação para promover a sua imagem, o que facilmente poderia ter sido feito, mas foi evitado, porque a prioridade não era a imagem, mas a defesa das populações, e em respeito pelas vítimas e pelo sofrimento vivido por todos. Esta é a diferença entre quem se preocupa com as populações e quem se preocupa consigo próprio”.