USALBI tem mais alunos
A Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) iniciou ano letivo 2025/2026 com um crescimento de 12 por cento nas matrículas, retomando assim os rácios anteriores ao período da pandemia de COVID 19.
A cerimónia de abertura teve início, de manhã, no auditório do Centro Cultural de Alcains, sendo de referir que o Pólo de Alcains conta com 199 inscritas. O diretor da USALBI, Arnaldo Brás, sublinhou que “Alcains é hoje um verdadeiro exemplo de vitalidade, com dimensão para ser uma universidade sénior autónoma”
Por seu lado, a presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Milene Santos, destacou “a importância da USALBI como projeto único no País, pela sua dimensão e pela presença em todo o Concelho”.
Já o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, realçou que “a USALBI, com cerca de 1.500 alunos, é uma instituição singular a nível nacional” e deixou o desafio para que “todos os participantes se tornem embaixadores do projeto, promovendo a adesão de mais seniores às atividades para um envelhecimento ativo e saudável”.
A cerimónia continuou à tarde, na sede da USALBI, em Castelo Branco
Arnaldo Brás adiantou que a USALBI “tem 726 alunos na sede e 715 nos pólos de freguesia, evidenciando um crescimento que confirma a relevância da Universidade Sénior na vida da comunidade”.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Dias Pires reforçou “o papel da USALBI como referência nacional na resposta às necessidades da população sénior, salientando o prestígio da instituição”.
Já Leopoldo Rodrigues sublinhou que “o investimento municipal na Universidade Sénior não deve ser entendido como despesa, mas sim como um investimento nas pessoas”, acrescentando que “a USALBI se tem afirmado como uma verdadeira incubadora de artes e talentos, desde a escrita até à música, às artes plásticas e ao desporto”.