No Louriçal do Campo começaram as obras da Residência para Idosos
As obras para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), em Louriçal do Campo, começaram dia 11 de novembro, com a Câmara de Castelo Branco a assumir a totalidade da empreitada, através de um investimento de 788 mil euros, para a reconversão das atuais instalações do Centro de Dia e Social de São Bento, permitindo a viabilidade da instituição que tem atravessado várias dificuldades nos últimos tempos e que comprometem o apoio à população idosa.
O facto do edifício pertencer à autarquia agilizou o projeto e o financiamento para dotar a instituição das valências necessárias para funcionar em boas condições.
Com um prazo de execução de 300 dias, as obras de reconversão interiores contemplarão o primeiro piso, onde estão instalados o Centro de Dia e o Centro de Noite, além dos espaços existentes no piso térreo, até agora ocupados pelo Clube e pelos CTT.
Através da reconversão interior proposta, o novo equipamento terá um total de três quartos individuais, seis quartos duplos e dois quartos triplos, para um total de 21 utentes.
Além da capacidade para 21 utentes em ERPI, haverá 14 utentes em Centro de Dia e 27 em serviço de apoio domiciliário.
Em relação aos espaços de apoio, a infraestrutura terá uma nova cozinha, várias salas de atividade, uma rouparia geral, arrecadações e uma garagem já existente.
Exteriormente, a fachada principal mantém-se inalterada, sendo apenas realizadas remodelações interiores e pequenas alterações nos vãos do edificado.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, reconheceu “o esforço e a dedicação” que a Direção e os funcionários têm feito nos últimos anos, frisando que este é “um investimento muito importante para o Louriçal do Campo e para as aldeias mais próximas que são servidas pelo Centro Social”.
Leopoldo Rodrigues realçou que “a instituição irá desenvolver a sua atividade enquanto decorrem as obras, o que vai obrigar a uma gestão muito criteriosa por parte do empreiteiro e da relação com o Centro Social e os utentes, de modo a que os trabalhadores mantenham as condições de segurança e possam continuar a desenvolver os trabalhos”.
O autarca anunciou, ainda, que irão começar outras obras em breve na Freguesia, nomeadamente “a ligação entre a Soalheira e o cruzamento de São Fiel, e também a Estrada dos Moleiros, sendo que as empreitadas já estão adjudicadas”.
A presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, Gorete Serra, referiu que “é com grande satisfação que congratulamos esta obra, que ambicionamos há algum tempo e que é muito importante para o Louriçal do Campo. É um benefício grande para a freguesia e as redondezas, em prol das pessoas”.
Gorete Serra salientou que “o essencial e a preocupação da Junta e da Câmara é dar o bem-estar, carinho e amor a estas pessoas”, acreditando que “virão muitas mais obras, porque a união faz a força e é esta cooperação conjunta que iremos manter no futuro”.
Por sua vez, Manuel Breia, presidente da Direção do Centro de Dia e Social de São Bento, vê concretizado “o que já ambicionávamos há pelo menos dois anos”, dando uma solução que ofereça a continuidade do funcionamento e a estabilidade junto dos utentes, trabalhadores e população Louriçalense, assumindo ter “todo o orgulho e prazer em que a obra vá para a frente pois é uma mais-valia para nós e para a região”.