12 novembro 2014

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA A VOTOS ESTA QUINTA-FEIRA
Augustos disputam provedoria

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco vai a votos amanhã, quinta-feira, para eleger os órgãos sociais da instituição para o triénio 2015/2017. O ato eleitoral decorre entre as 15 e as 20 horas, apresentando-se a sufrágio duas listas, uma liderada por António Augusto e outra por José Augusto Alves.
A lista que tem como candidato a provedor António Augusto, foi apresentada sexta-feira, numa conferência de Imprensa, em que não faltaram criticas, porque “tudo nos foi dificultado, para que esta lista não fosse apresentada”.
Entre outros pontos, António Augusto referiu-se especificamente “ao problema registado no último mês e meio, com dezenas de irmãos que não foram considerados. Irmãos que estão aprovados, mas que por determinação do provedor foi avançado que é necessária uma cerimónia adequada para serem irmãos”.
Uma matéria em que o candidato afirma “pensar que isto é um ato de abuso de poder”, adiantando ainda que “os irmãos que entraram até agosto de 2014 estão nos cadernos eleitorais, mas os que entraram em setembro e outubro, estão aprovados, mas não podem exercer os seus direitos de novos irmãos”, concluindo que tal “é lesivo para a instituição”.
No rol de criticas referiu também que para avançar com a lista “foi preciso lutar contra muitos ventos e marés. Contra forças muito poderosas que existem na Santa Casa e que têm impedido que em anteriores eleições tenham aparecido outras listas”, sublinhando que, agora, “em 500 anos de história da Santa Casa temos duas listas concorrentes e se houvesse mais era melhor, porque significava que havia mais pessoas interessadas na instituição”.
Aproveitou ainda para reafirmar que caso seja eleito assumirá o cargo de provedor em “exclusividade total” e avançou com o programa para 2015/2017, em que “daremos especial atenção à melhoria da qualidade de prestação de serviços na área da solidariedade social e da saúde, ouvindo e aproveitando as competên- cias e experiência de todos os colaboradores”.
Afirma que “procuraremos, através da criação de um serviço designado de Gabinete Porta Aberta, onde podem ser apresentadas reclamações e sugestões, ir ao encontro dos anseios de quem nos procura, atingindo assim um grau de excelência no atendimento interno e externo e no relacionamento interpessoal”, bem como “manter a capacidade máxima de alojamento e no internamento nos estabelecimentos na área da saúde, Unidade de Cuidados Continuados Integrados, e nas diversas respostas sociais, creches e ensino pré-escolar, estruturas residenciais para pessoas idosas, centro de dia, serviço de apoio domiciliário, cantina social e centros de convívio de idoso”.
Por outro lado, António Augusto avança que “procuraremos encontrar uma solução de sustentabilidade para o Centro de Medicina de Reabilitação; desenvolver e aumentar a exploração das propriedades rústicas devolutas da instituição, apostando na produção para consumo interno; e dinamizaremos a formação e valorização profissional dos colaboradores da instituição, contribuindo assim para assegurar uma melhor qualidade dos serviços prestados, garantir estabilidade de emprego e, na medida do possível, criar novos postos de trabalho”.
Pontos a que acrescenta que “procuraremos implementar um sistema de gestão de qualidade integrado a toda a instituição; promover o aumento da irmandade, de acordo com o estabelecido no compromisso e com base nos seus códigos de conduta; e manter e reforçar os protocolos de colaboração com as entidades oficiais e com a sociedade civil, dinamizando a parceria institucional”.
Tudo isto sem se esquecer de pontos já anteriormente avançados, como a criação de um bloco ambulatório e de espaços dedicados à Alzheimer e à Doença de Parkinson.
Quanto à lista apresentada, a assembleia-geral é presidida por Victor Carmona, ex-presidente e ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, tendo a acompanhá-lo os advogados Maria Leonor Gonçalves e Mário Ferro.
Para a mesa administrativa a lista é encabeçada por António Augusto, integrando Simão Ferreira, António Carrega, Joaquim Martins, Aníbal Gonçalves, Ana Maria Gordino e Maria Henrique Pinheiro.
Por seu lado, o definitório ou conselho geral apresenta como presidente o administrador da Águas do Centro em Castelo Branco, Amável Santos, que tem a acompanhá-lo Manuel Eusébio e Luís Miguel Rodrigues.

12/11/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video