17 dezembro 2014

APLICAÇÃO MÓVEL GRATUITA JUST IN TIME TOURIST – CASTELO BRANCO
Rui Unas guia turistas à descoberta da cidade e da Região

Castelo Branco é, desde quinta-feira, a terceira cidade do País, depois de Coimbra e Aveiro, a ter disponível um guia turístico para aplicações móveis.
Desenvolvida pela empresa iClio, em colaboração com a Primelayer, a aplicação Just in Time Tourist (JiTT) permite aos turistas fazer uma visita histórica e cultural, quer em função dos interesses pessoais, quer da disponibilidade do utilizador, oferecendo ainda uma agenda de eventos e informações úteis como, por exemplo, indicação de hotspots de acesso à Internet ou serviços de Multibanco.
A aplicação, que está disponível para os sistemas iOS, na APP Store da Apple, e Android, no Google Play, é gratuita, bem como a sua utilização, uma vez que depois de descarregada pode ser usada offline.
Para já está apenas disponível em português, mas em breve também estará em inglês.
No caso da Just in Time Tourist – Castelo Branco os turistas são guiados pela voz do ator e apresentador Rui Unas, sendo de reforçar que o utilizador pode criar o seu roteiro de acordo com o tempo que tem para realizar a visita, bem como dos locais que, por exemplo, lhe foram indicados.
Tudo isto de uma forma dinâmica, em que no caso de a distância entre dois pontos ser significativa, o tempo que demora a cumprir o percurso é utilizado para Rui Unas contar uma história sobre a cidade, sendo de realçar que os conteúdos são originais escritos por historiadores da iClio.
Refira-se que o JiTT foi disponibilizado pela primeira vez em cidades como Londres, Barcelona, Paris e Roma, às quais se juntaram outras, como Nova Iorque, Los Angeles, San Francisco, Boston, Berlim, Viena e Munique.
No caso de Portugal, pela mão da Turismo Centro de Portugal, a aplicação, para já, está disponível para Castelo Branco, Coimbra e Aveiro, mas vai também estar para Viseu, Guarda, Óbidos e Leiria/Fátima.
Na apresentação Just in Time Tourist – Castelo Branco, realizada quinta-feira, o presidente da Câmara, Luís Correia, que, recorde-se, é também presidente da assembleia-geral da Turismo Centro de Portugal, salientou que “é uma aplicação muito potente para aquilo que queremos na promoção turística”.
Acrescentou que “é uma ferramenta muito boa, para quem nos visita” e não perdeu a oportunidade de realçar que “esta é a terceira cidade que tem este software. Até agora só Coimbra e Aveiro é que tinham”.
Para o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, com esta aplicação “colocamos Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Óbidos e Leiria/Fátima em pé de igualdade”, no que respeita à Zona Centro do País, indo mais além, ao avançar que o mesmo acontece comparativamente com outras cidades do Mundo, como Barcelona ou Nova Iorque, entre outras.

16/12/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video