Assembleia de Freguesia aprova orçamento e plano de atividades para 2015
Junta destaca questões sociais como prioridade
A Assembleia de Freguesia de Castelo Branco aprovou, quinta-feira, o orçamento e o plano de atividades da Junta de Freguesia para 2015, no valor de 567 mil euros.
Os documentos foram aprovados com os votos favoráveis do PS e do CDS/PP e com as abstenções da CDU e do PSD.
O presidente da Junta mostrou-se satisfeito com a votação e adiantou que esta foi a primeira vez, na última década, que o orçamento passou “sem votos contra”.
Jorge Neves agradeceu o “voto de confiança” depositado no executivo que lidera e sublinhou ainda que este representa um “voto de mais responsabilidade”.
“Este é o nosso orçamento e o nosso plano de atividades”, disse, e adiantou que se tratam de documentos provisionais e podem estar sujeitos a ajustes ao nível do reforço de algumas rubricas em detrimento de outras.
O autarca deixou ainda bem claro que a prioridade do executivo continua a ser o apoio social, nomeadamente, os idosos, crianças em risco e pessoas sós, e a cultura, educação e desporto.
“Estamos conscientes das dificuldades que nos esperam e da necessidade de maximizar os recursos disponíveis”, referiu.
Contudo, recordou que os documentos foram elaborados, tendo em conta o momento de crise económica e financeira que o País atravessa e a consequente instabilidade social que ainda se vive.
Jorge Neves explicou ainda que, mais uma vez, a Lei das Finanças Locais “não vai ser cumprida” e acrescentou que os acordos de execução com a Câmara de Castelo Branco “são bem-vindos, apesar de “insuficientes”
Uma das novidades para 2015 é o orçamento participativo onde estão alocados 15 mil euros para propostas na área da ação social.
O presidente da Junta quer continuar no próximo ano, com o Fundo de Emergência Social (FES), um apoio temporário e de natureza excecional que tem como destinatários, pessoas e agregados familiares.