António Belo, diretor desportivo do Águias do Moradal
“Queremos regressar ao Campeonato Nacional de Seniores”
Gazeta Interior - Quais são os objetivos para a próxima época?
António Belo - Os objetivos para a próxima época, são como é hábito neste Clube, lutar pelos primeiros lugares, na tentativa de chegar em 1º , de forma a poder regressar ao Campeonato Nacional de Seniores, pois entendemos que é esse o nosso lugar, até porque só descemos de divisão em virtude de se terem verificado alguns resultados menos conseguidos acrescidos de algum azar e de situações menos claras nos jogos entre os nossos adversários, como é do conhecimento público.
GI - Na temporada anterior, que fatores contribuíram para que não conseguissem a manutenção ?
AB - Penso já ter respondido a esta pergunta na questão anterior, mas de qualquer forma entendo que a responsabilidade da descida foi devidamente assumida por todos os agentes desta coletividade, pois como disse, além de alguns resultados menos conseguidos, tivemos algum azar e na parte final, ou seja os últimos quatro jogos, os nossos adversários entenderam jogar entre si com juniores e jogadores menos utilizados, até porque o Águias do Moradal estava a lutar pela manutenção contra cinco equipas do distrito de Coimbra. Este facto levou a que se verificassem resultados bastante duvidosos e até jogarem com juniores entre aquelas equipas cuja intenção única era despromover o Águias do Moradal, o Manteigas e só não conseguiram manter o Carapinheirense porque a outra equipa na luta era o Pampilhosa que para mim era a melhor equipa da série. Depois vêm as decisões da Federaçao Portuguesa de Futebol mantendo o Play.Out a duas mãos entre equipas das várias séries. Este Play-Out definia mais 4 equipas a descer. Acontece que faltavam equipas para a época 2014/2015 e o que se verificou foi irem convidar equipas dos Distritais (onde naturalmente não cabe o de Castelo Branco por a representatividade ou força junto da FPF ser diminuta) tendo pra o efeito chegado ao 4º ou 5º classificado de Leiria que não aceitaram e recorreram por fim ao distrito de Viseu. Se bem me lembro o Atletico Clube de Portugal tinha descido e foi convidado a ficar na II Liga. No caso do CNS preferiram ir até aos distritais do que manter as quatro equipas que tinham descido nos Play-Out’s. Enfim...
GI - Com a inauguração do relvado no Campo do Ventoso, a motivação dos jogadores e público será outra?
AB - Naturalmente que sim. Vamos ter o nosso relvado, vamos fazer a maior parte do trabalho na nossa casa e vamos ter o apoio incondicional do nosso público, que no nosso relvado novo vai ser mais um elemento valioso para atingir os nossos objetivos. Os jogadores também veem com outros olhos a continuidade e a vinda para a nossa equipa, pois terão ao dispor condições ótimas de trabalho para desenvolverem a 100 por cento a sua atividade.
GI - Para a época que se avizinha já tem reforços? Quais?
AB - Sim. O plantel está praticamente pronto. Primeiramente houve a preocupação de arranjar jogadores para as saídas confirmadas, como foram os casos do Oleh, Quinzinho e Tomé, entrando para os seus lugares Paulo Salgado (Ex-Sertanenese), Rui Reis (Ex-Alcains) e o Santollini (Ex-Oleiros). Naturalmente que se verificaram outras entradas e outras saídas, tendo para esse efeito procedido à constituição do plantel com a contratação de:João Martinho (Ex-Vila Velha de Rodão), João Carrilho (Ex-Pedrogão), João Rente (Ex-Valongo), Delvany (Ex-Gafete), Zé Áugusto (Ex-Alcains), Graça (Ex-Castelo Branco), João Henriques (Ex-Castelo Branco), Nelson Morais (Ex-Oleiros) e a renovação de Custódio, Simão Miranda, Fábio Mariano, Tiago Paulo, Tiago Marques, Fixe, Passos bem como 1ªs inscrições de João Miguel e Lourenço. Poderei dizer que todos aqueles que vieram e os que ficaram para integrar este Grupo, terão certamente a qualidade necessária para tornar a nossa equipa bastante competitiva.
GI - Para quando o início dos trabalhos?
AB - O inicio dos trabalhos está programado para o dia 15 de agosto em Oleiros pelas 18 horas.
GI - Já têm agendados jogos de preparação?
AB - Sim. Já agendámos quase todos os jogos da pré-época e que são:
Dia 16/8 - 17 horas - Nercab com os juniores do Desportivo de Castelo Branco
Dia 17/8 - 17 horas - Vila Velha de Rodão com a equipa local
Dia 20/8 - 18,30 horas - Sertã com o Sertanense
Dia 23/8 - 17,00 horas - Portalegre com o Estrela de Portalegre
Dia 24/8 - 17,00 horas - Estreito com a Vila Velha de Rodão
Dia 04/09 - 20,00 horas - Estreito com o Pampilhosense
Dia 06/09 - 17,00 horas - Pampilhosa com o Pampilho-sense
Dia 07/09 - 16,00 horas - Troféu GENERG no Estreito com o Vitória de Sernache
Dia 14/09 - 16,00 horas - Taça do Concelho no Estreito com o Oleiros
Dia 21/09 - Início do Campeonato Distrital.
Clementina Leite