19 novembro 2014

PEÇA DE TEATRO DE REVISTA COM ESTREIA A 27 DESTE MÊS
As Figuras, Figurões & Figurantes do Váatão

O Váatão – Teatro de Castelo Branco leva à cena, dia 27 deste mês, a partir das 21h30, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, Figuras, Figurões & Figurantes.
Uma produção em relação à qual é adiantado que “nós sabemos: as coisas não estão como gostaríamos que estivessem. Mas pior ficam se nos deixarmos vencer pelo desânimo. Aqui, no Váatão – Teatro de Castelo Branco ainda não nos fomos abaixo e tentamos dizer as verdades a rir aos que nos mentem a sério e, daí, esta revista muito à portuguesa, mas absolutamente albicastrense”.
Figuras, Figurões & Figurantes foi apresentada quinta-feira, na sede do Váatão, com José Pires a recordar que o grupo, definido como “amadores de profissão da cultura popular”, desde a sua fundação, em 1999, já apresentou mais de 40 produções.
O encontro, que teve como pano de fundo alguns dos cenários da nova produção, contou também com a leitura do Manifesto Anti-Dantes, que “não é um manifesto contra nada, mas antes a favor de tudo”.
Em resumo, é um manifesto que fala no antes, com a história do teatro no Concelho de Castelo Branco, até 1999, ano em que foi fundado o Váatão, surgindo então o agora com as produções apresentadas pelo grupo, a partir de 2000.
Um manifesto em relação ao qual o presidente da direção do Váatão, Lopes Marcelo, revelou que “eu próprio estou surpreendido, porque num texto criativo se meteu o nome de todas as peças produzidas pelo Váatão”. Lopes Marcelo realçou depois que “este é o primeiro ano de vivência profissional dentro do Váatão, porque se criaram as condições e queremos acreditar que é um patamar no qual nos vamos tentar manter”.
Pelo meio, Lopes Marcelo revelou também as novidades que o grupo apresentará nos próximos tempos, como é o caso da estreia, em dezembro, da peça infantil. Filo e Sofia no bosque da amizade.
Já em janeiro do próximo ano será estreado “um projeto muito ligado ao nosso território, às nossas tradições, que tem a ver com a cultura popular, as lendas e as tradições”.
Também em janeiro de 2015 continua a ser desenvolvido o teatro nas escolas, com Lusiagem – A dúvida dos deuses, baseado em Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, e a Mensagem, de Fernando Pessoa.
Voltando a centrar a atenção em Figuras, Figurões & Figurantes, foi adiantado que a peça de revista terá uma antestreia, sexta-feira, às 21h30, no Centro Artístico Albicastrense, sendo explicado que a escolha recaiu nessa coletividade albicastrense, porque foi aí que na década de 50 do século passado foi iniciado o teatro de revista em Castelo Branco.
José Pires reforçou que Figuras, Figurões & Figurantes “é uma revista à albicastrense”, que “começa e acaba com um quadro local” e garantiu que a nova produção “não tem brejeirice fácil, nem palavrões. Tem, isso sim, muita música e muita crítica social “, acrescentando que “tem tudo o que se pode imaginar numa revista. Tem quadros muito característicos da cidade, da região e de pessoas, também”. José Pires realça também que a nova produção “é um projeto que engloba já uma vertente profissional, uma vez que das 15 pessoas envolvidas, duas fazem parte desse núcleo profissional”.
Por outro lado, foi destacado que para esta produção foi montado um atelier de costura, que tem como responsável Rosa Maria dos Santos, que entre outros, trabalhou com Filipe La Féria, durante quase seis anos.
No dia da estreia de Figuras, Figurões & Figurantes também estará patente no Cine-Teatro Avenida uma exposição de todos os figurinos, desenhos e esboços desta, sendo que o espetáculo não terá interrupções, uma vez que o intervalo será preenchido com uma homenagem ao humorista brasileiro Millôr Fernandes.
De referir, ainda que em Figuras, Figurões & Figurantes o texto e encenação é de José Pires, a cenografia do Váatão, a música e direção musical de Fernando Paussão, a coreografia e figurinos de Neuza Nunes, a costura de cena de Rosa Maria dos Santos e as luzes e sonoplastia de Joaquim Batista.
Em palco estará Margarida Almeida, João Artur Santos, Tânia Bento, Horácio Brás Jorge, Daniel Lopes, Catarina Roque, Neuza Nunes, Ariana Pedro, Ricardo Frade, Maria da Luz Lopes e Fernando Paussão.

19/11/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video