22 de outubro 2014

ANTÓNIO SEQUEIRA GARANTE
Objetivo “é manter prova no escalão maior”

O presidente da Escuderia Castelo Branco (ECB), António Sequeira, garantiu à Gazeta que em relação ao próximo ano o objetivo, no que respeita ao Rali de Castelo Branco, “é manter a prova no escalão maior”, ou seja, no Campeonato Nacional de Ralis (CNR)”.
António Sequeira alerta, no entanto, que tal “não depende só de nós. Depende dos parceiros, dos patrocinadores e da autarquia (Câmara de Castelo Branco), no sentido de estarem disponíveis a assumir o investimento, sabendo que o retorno é garantido”.
Para além disso, realça, que também “dependemos da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), que é quem gere e fiscaliza a modalidade”.
Nesta vertente revela estar otimista, ao avançar que lhe foi afirmado que a Escuderia “realizou uma prova que devia ser seguida e ser tida como exemplo para o CNR”. Por isso, continua, “as expectativas são muito positivas”, mas mesmo assim confessa estar “expectante de o ver escrito em papel”, o que deverá acontecer dentro de dois meses.
Sobre o rali disputado sexta-feira e sábado, que marcou o regresso da Escuderia à organização de provas para o Campeonato Nacional de Ralis passados 30 anos, coincidindo com a comemoração dos 50 anos da coletividade albicastrense, António Sequeira faz um balanço “muito positivo em todas as vertentes”.
Na desportiva, porque “mesmo sendo a última prova tivemos uma lista de inscritos digna”.
Por outro lado, “economicamente foi muito bom para a Região, nomeadamente para a hotelaria, restauração e para as empresas, devido à dinâmica positiva da vinda de pessoas”.
E também na vertente do público, uma vez que “teve um bom espetáculo que foi levado ao centro de Castelo Branco, com a superespecial na zona da Rotunda da Europa, bem como às estradas dos concelhos de Castelo Branco, Oleiros e Proença-a-Nova”.
Face à presença de milhares de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de assistir à superespecial, principalmente na noite de sexta-feira, António Sequeira afirma que “foi bom”, explicando que “os espetáculos, hoje, são obrigados a estar no centro das atenções das pessoas e entendemos que levando-o a elas iriam gostar”. Algo que garante que se verificou e “com isso ganhamos adeptos e fãs por este espetáculo”, e acrescenta ainda que “este é um espetáculo para todo o tipo de pessoas”.
Confrontado com o facto do Rali de Castelo Branco ter sido a última prova do Campeonato e os reflexos que isso podia ter tido na presença de pilotos e logo na lista de inscritos, o presidente da Escuderia realça que esta faz “um esforço imenso para estar na linha da frente nas decisões federativas. Não podemos ser simples espectadores”. Isto, para garantir que em relação ao próximo ano vai lutar com todos os meios ao seu alcance, de modo a que o Rali de Castelo Branco ocupe outra posição no calendário.
António Sequeira defende também que “se devem criar novos regulamentos em que o CNR tenha a garantia da presença de todos os pilotos da primeira à última prova” e por outro lado avança com a possibilidade “de haver mais campeões nacionais, por exemplo em veteranos, juniores, duas rodas motrizes, quatro rodas motrizes e troféus monomarca”.
Defende igualmente que a Federação “deve criar um regulamento para que quem tem menos recursos económicos possa participar nas provas”.
Tudo isto, porque “aquilo que queremos é um melhor espetáculo, através de regulamentação, para que nenhum clube passe pelo que a Escuderia passou nestas últimas três semanas”, realçando que “não foi por ser a última prova que descuramos algum aspeto de segurança, ou qualquer outro” e conclui que “não estamos contra a Federação. Queremos sim ter um papel interventivo”.

19/10/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video