23 julho 2014

Ladoeiro
Festival da Melancia comercializou mais de 40 toneladas de frutos

O 10º Festival da Melancia, que juntou em Ladoeiro, Concelho de Idanha-a-Nova, cerca de 32 produtores daquele fruto, comercializou em dois dias, mais de 40 toneladas de melancia.
“Em dois dias, mais de 40 toneladas de melancia foram comercializadas no Festival”, destaca Joaquim Soares, vereador da Câmara de Idanha-a-Nova e dirigente da Hortas D’Idanha, uma empresa participada pelo município.
“Só a Hortas D’ Idanha esteve presente no festival com 22 produtores de melancia. Além destes, mais 12 produtores se juntaram ao certame”, adiantou.
O 10º Festival da Melancia, que decorreu durante o fim de semana, em Ladoeiro, recebeu milhares de visitantes e consolidou-se entre os melhores eventos gastronómicos da Região.
Seduzidos por um dos principais produtos da campina de Idanha-a-Nova, os visitantes desfrutaram ainda de um programa cheio de música, atividades culturais e muita animação.
Um dos momentos altos do certame, foi o concurso para a eleição da melancia mais pesada, prémio que foi ganho por um exemplar de 19,28 quilos, oriundo da Quinta do Aboiz.
A realização do VIII Concurso de Escultura em Melancia, foi outro momento singular da feira. Pedro Novo arrecadou o primeiro prémio de 250 euros; Nelson Brito ficou em segundo (150 euros) e Rui Sequeira obteve o terceiro lugar (80 euros).
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova considerou o certame como uma das mais bem-sucedidas edições daquele que é “provavelmente o melhor festival mundial dedicado à melancia”.
Armindo Jacinto referiu ainda que o prestígio da melancia do Ladoeiro, “chama pessoas de todo o País e não só”, para um festival que é hoje uma referência na afirmação dos produtos endógenos.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Ladoeiro, Gonçalo Costa, louvou este 10º Festival da Melancia como um dos “melhores de sempre”, graças ao admirável ritmo de escoamento do fruto e a um “cartaz de animação muito forte”.

23/07/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video