Gabinete de apoio nos serviços centrais
IPCB apoia candidatos ao Ensino Superior
A primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior já arrancou. Com mais de 18 mil candidaturas já confirmadas, este processo conta com o apoio gratuito, especializado e personalizado de um gabinete criado no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Neste gabinete estão dois técnicos, Roberto Monteiro e Ricardo Batista, sempre disponíveis para ajudar o futuro aluno do Ensino Superior a realizar as suas candidaturas. Segundo os técnicos, em média, desde que abriram as candidaturas, têm recebido cerca de 30 pessoas por dia.
Ao nível das candidaturas tem havido um “equilíbrio” entre a preferência regional, ou seja, a escolha da Região para prosseguir os estudos e a saída para outras zonas do País. Ainda de acordo com sua perceção dos dois técnicos, a maioria dos atendidos tem requerido acesso às bolsas de estudo.
Esta forma de candidaturas através da Internet permite aos jovens um fácil e rápido acesso, o que no entender dos técnicos, faz com que menos jovens precisem deste apoio técnico mais frequentemente.
Os candidatos, por sua vez e depois de realizados os exames nacionais da primeira fase, mantêm altas expectativas em relação ao seu futuro, como nos revela Maria Simão, que se candidatou ao curso de Biologia, em Lisboa, ou ainda, Maria Monteiro e Sandrina Martins, que depois do primeiro ano de faculdade pretendem transferir-se de curso ou voltar a candidatar-se ao Ensino Superior. Estes últimos exemplos demonstram que o gabinete não está apenas disponível para ajudar os futuros estudantes académicos, mas também para continuar a apoiar aqueles que já se encontram a tirar um curso superior.
O gabinete está a funcionar até ao fim da primeira fase do concurso nacional de acesso, dia 8 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e 14h30 às 17h15.