29 de outubro 2014

JOSÉ PAULO, LDA
Uma empresa a caminho dos 100 anos

A José Paulo, Lda, que conta com instalações na Rua de Santo António e na Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, cumpre em 2016 o centenário da sua criação. A dois anos de festejar o centenário, a empresa albicastrense, acaba de enfrentar um novo desafio, uma vez que desde 1 de junho deste ano, tem novos donos, com Francisco Silva a assumir o cargo de gerente executivo, sendo acompanhado por dois sócios, que são João Prata Mendes, que já era funcionário da casa há 41 anos, e por José Paulo Boavida, que é neto do fundador da empresa.
Recorde-se que a empresa existe desde 1916, tendo iniciado a sua atividade com a comercialização de ferragens e, essencialmente, produtos siderúrgicos, com Francisco Silva a realçar que “tem sido uma referência em Castelo Branco e na Região, construindo parcerias com diversas empresas e particulares nas áreas da construção civil, metalomecânica, serralharia e agricultura, entre outras”.
Apesar da data oficial da sua criação ser 1916, Francisco Silva revela que existem documentos que provam que já em 1905 desenvolvia algumas atividades.
Seja como for, oficialmente a sua origem remonta a 1916, sendo que até 1980 apenas possuía instalações na Rua de Santo António, no centro da cidade. Só depois disso é que surgiu um novo espaço, na Cruz do Montalvão, para dar apoio à empresa. Francisco Silva recorda também que a empresa funcionou em nome individual enquanto o fundador foi vivo, para, posteriormente, passar a denominar-se José Paulo Herdeiros e já em 1980 assumir a designação de José Paulo, Lda, sociedade por quotas.
Agora, desde 1 de junho, a empresa tem novos donos, estando à sua frente o gerente executivo Francisco Silva, que trabalha nela já há 24 anos, tendo agora aceitado este novo desafio. Matéria em relação à qual afirma que fruto de “um percurso que considero sólido e enriquecedor, não só a nível profissional, onde aprendi os valores da empresa, os quais ao longo dos anos fui assimilando e amadurecendo e que me proporcionaram um conhecimento significativo desta área, mas também a nível pessoal pela ligação afetiva à génese da empresa”, concluindo que “é desta forma que surge o desafio… o desafio da mudança”.
Francisco Silva adianta que a construção civil, a metalomecânica, a serralharia e a agricultura continuam a ser o alvo da José Paulo, Lda, mas acrescenta que também “temos soluções à medida dos clientes, uma vez que a construção civil está um pouco em stand by”.
Assim, revela que, atualmente, o mercado “procura mais soluções de reparações, por exemplo”, havendo da parte da empresa uma aposta na relação entre qualidade e preço, ao mesmo tempo “também investimos em novos materiais que vão aparecendo no mercado”.
Tudo, porque “a nossa preocupação é ter sempre resposta para as necessidades dos clientes”.
Reitera que “depois de um boom a construção civil, agora, está praticamente parada”, para adiantar que devido a isso “estamos a trabalhar muito bem no que respeita a remodelações a coberturas e na área da agricultura”, aproveitando para recordar que “fazemos a cobertura de todo o Distrito de Castelo Branco e a parte Norte do Alentejo”.
A política de expansão na empresa, no entanto, leva a que um objetivo delineado passe por “no próximo ano passarmos também a abranger o Sul do Distrito da Guarda”, o que implicará também uma aposta na rede comercial e de distribuição.
Confrontado com os motivos que o levaram a aceitar o desafio de ficar à frente da empresa, Francisco Silva afirma que “foi manter os postos de trabalho, que são 10, mas também conquistar novos mercados”.
Para este ano, Francisco Silva tem como meta um crescimento de 25 por cento em relação a 2013 e 2012, confessando que apesar de dispor de poucos meses “as perspetivas de esse valor ser alcançado são boas”.
Mas as metas não ficam por aqui, uma vez que para o próximo ano a finalidade é atingir “um crescimento de 25 por cento em relação a este ano”, o que em números redondos faz com que em cerca de um ano e meio a empresa registe um crescimento de 50 por cento.

 

26/10/2014
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video