as cerca de 900 tigeladas esgotaram
Feira da Tigelada foi considerada um sucesso
A Feira da Tigelada realizada sábado, em Proença-a-Nova, revelou-se um sucesso. As cerca de 900 tigeladas confecionadas para a Feira da Tigelada esgotaram, apesar do aumento de cerca de 50 por cento da quantidade disponível em relação à edição do ano passado. Novidades como o pastel e a queijada de tigelada foram igualmente apreciadas e no final da noite as 19 associações participantes tinham apenas produtos como mel, limões e chás ainda em stock nos expositores.
A Associação do Vale da Mua conquistou o prémio Tigelada de ouro, com uma receita tradicional que inclui a abóbora entre os ingredientes. Participaram na prova cega, a cargo de três membros do júri, 10 associações. O Pergulho foi distinguido como expositor com a melhor decoração, enquanto no artesanato o prémio foi atribuído à banca VerdeAmendoim.
A par da tigelada de abóbora, na Feira encontrou-se também a variante de tigelada de água, além das receitas tradicionais com e sem leite de cabra. A Câmara está a iniciar o processo para certificação deste doce característico do Concelho. As ruas decoradas com tecidos coloridos surpreenderam público e moradores e os Tok’Avakalhar, do Paul, da Covilhã, animaram o evento percorrendo as ruas de Santa Cruz, Rossio e Igreja com os sons da gaita de foles e dos bombos. O comércio esteve aberto nas ruas abrangidas pelo evento.
Este ano realizou-se também, um bazar noturno, com participação de 14 artesãos. Bijuteria, têxteis, cestas de verga, malas e cosméticos à base de produtos naturais foram alguns dos artigos disponíveis. Registou-se ainda a participação de um Município convidado e também a melancia das Hortas D’Idanha” esgotou durante a noite.