31 dezembro 2014

PRESIDENTE DA CÂMARA GARANTE NO JANTAR DE ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA ESCUDERIA
Pista de karting será uma realidade

O Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, que se localiza na Reta do Lance Grande, na estrada que sai da cidade em direção a Idanha-a-Nova, vai ter uma pista de karting. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, sábado, no decorrer do jantar de encerramento das comemorações dos 50 anos da Escuderia Castelo Branco (ECB), começando assim a colocar um ponto final numa aspiração que já tem alguns anos.
Luís Correia começou por afirmar que “sabemos que é importante construir a pista de karting”, para adiantar que “aquilo que vos posso dizer é que já iniciamos o processo administrativo para fazermos o projeto”.
O presidente adianta que este é o primeiro passo, porque considera importante ter “esse trabalho feito”, de modo a “numa primeira oportunidade, com ou sem quadro comunitário de apoio, construirmos a pista de karting”.
Tudo isto com a finalidade de ser “posta ao serviço desta que é a nossa estratégia de desenvolvimento para o Turismo, para o desporto automóvel, porque a nossa estratégia de desenvolvimento passará por aqui”.
Ainda com a atenção centrada no Turismo, Luís Correia avançou que “contamos com a Escuderia para atrair pessoas que venham de fora de Castelo Branco e dessa forma ser motivo de atração, para trazer pessoas e turistas ao nosso concelho”.
O autarca sublinhou também que “à volta das provas da Escuderia, também contamos promover as nossas gentes e aquilo que são os nossos produtos, aquilo que é o nosso património”, ou seja, “aquilo que temos de melhor, sobretudo, o nosso património imaterial” e defendeu que “temos que o saber promover”, para concluir que com essa meta “contamos com a Escuderia”.

50 anos com balanço
positivo
A Escuderia, criada em 1964, comemorou ao longo deste ano as bodas de ouro, recebendo como uma das principais prendas o facto de ter voltado a organizar uma prova a pontuar para o Campeonato Nacional de Ralis, o Rali Cidade de Castelo Branco, o que já não acontecia há 30 anos. Uma prova que se revelou um sucesso e que, por isso mesmo, tal como a Gazeta noticiou na edição da semana passada, foi distinguida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), como o melhor rali do ano.
Distinção que, desde logo, assegurou a sua manutenção no calendário de 2015, sendo que tal como a Gazeta avançou será a terceira prova do Campeonato, a disputar nos dias 24 e 25 de Abril.
Outra prenda foi, sem dúvida, a garantia dada pelo presidente da Câmara, Luís Correia, que a pista de karting no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco será construída.
Tudo isto no ano em que a Escuderia comemorou 50 anos, com o presidente, António Sequeira, a garantir que 2014 foi um ano “positivo, mas muito trabalhoso, porque foram feitos vários momentos de comemoração”.
António Sequeira realça que “embora os 50 anos tenham sido comemorados em cada prova e em cada evento que fizemos, tentamos trazer à memória das pessoas os fundadores da Escuderia, que foram homenageados em maio, bem como os ex-presidentes e toda a vasta equipa que já passou por este clube”.
No entender de António Sequeira “são uns milhares largos de pessoas, que permitiram que a Escuderia sobrevivesse nestes 50 anos, sem nunca ter interrompida a sua atividade desportiva”.
O presidente da Escuderia realça também que “não são muitos os clubes que têm 50 anos e que tenham crescido como a Escuderia”, destacando que “é isto que temos vindo a fazer, que é crescer ao longo de 50 anos”.
Acrescenta que, atualmente, “temos uma situação em termos desportivos muito boa” e sublinha, nesta área, que “estamos integrados em vários campeonatos nacionais, não só na parte dos automóveis, mas também na parte da Federação Portuguesa de Motociclismo”, tudo isto, “com provas que são reconhecidamente algumas as melhores em termos de campeonatos nacionais”.
Quanto ao futuro, António Sequeira revela que “o nosso objetivo, nesta altura, é conseguirmos aumentar o número de sócios, para aumentarmos também o número de pessoas e da influência que este clube pode ter dentro da sociedade civil e continuar a servir sobretudo a nossa região através do desporto motorizado”.

30/12/2014
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
15/02
Feira Mensal de Colecionismo, Antiguidades e VelhariasAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco
11/02 a 30/04
RequintinhaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video