Conjugação do Inglês com as TIC e a Astronomia
Cybercentro inaugura Astronomy Dome
O Cybercentro de Castelo Branco inaugurou no dia 7 de julho, segunda-feira, mais uma atividade com crianças do concelho, mostrando que a parceria com a Fundação Germán Sanchez Ruipérez, de Espanha, e a Câmara de Castelo Branco continua a dar os seus “frutos”.
A inauguração foi feita com cerca de 60 crianças e para além de contar com o diretor do Cybercentro, Lino Galvão e toda a sua equipa, contou também com a presença do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia. Ambos fizeram um discurso de abertura para o “pequeno público” sempre repleto de interação com os mesmos, realçando a importância de se conjugar a língua inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Astronomia, avisando em tom de brincadeira que ali iriam “brincar com muito juizinho”.
As crianças, essas, esperavam ansiosamente e irrequietamente por começar a visita, que foi constituída pela presença no planetário e por uma passagem pela “cabine” onde se gravavam pequenos depoimentos, sejam eles em inglês, espanhol ou português, sobre a importância que o céu de Castelo Branco tem para cada um deles.
No planetário, onde passaram três filmes, um sobre os meteoritos, outro sobre o ouro que se gera após as explosões das Supernovas e ainda outro sobre vulcões, as crianças tiveram de ser divididas em três grupos de 20, entrando à vez.
Sobre o Cybercentro, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia disse: “Trazem um dinamismo muito positivo à cidade com atividades sobre as TIC e a Educação. O Cybercentro está a cumprir o objetivo para o qual foi feito e pretendemos continuar a apoiar este tipo de atividades para bem dos nossos alunos e jovens”, afirmou.
Este projeto será levado a cabo até dia 11 de julho, sexta-feira, depois evoluindo para uma segunda fase onde irão criar a neteduca.pt, uma plataforma online que procura facilitar a aprendizagem para os jovens, através de atividades, exercícios e jogos.