Em São Miguel da Acha
Vinhos e Licores aquecem o fim de semana
A Câmara de Idanha-a-Nova, em parceria com a Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, organiza, sábado e domingo, o 6º Festival de Vinhos e Licores de São Miguel de Acha.
O programa começa sábado, às 12 horas, com a abertura da Feira de Vinhos, Licores, Produtos Regionais e Tasquinhas, não faltando animação musical, com o grupo de bombos da Aldeia de Santa Margarida, Os Tapori.
O Festival é inaugurado às 15 horas, com provas de vinhos e licores, com a animação a ser assegurada pela Marafona Encantada, com O controlador de bor-rachões, e o artista Frederico Acordeonista.
Às 15h30 tem início a confeção do Maior Bolo Bêbado de Portugal, ao som de um grupo de percussão e gaita de foles.
A Confraria do Soventre de São Miguel de Acha dinamiza, a partir das 16h30, uma prova de soventre.
A música está de regresso Às 17h30, com o Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Penha Garcia e o Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel de Acha.
A partir das 18h30, Paulo Cabrita apresenta um espetá-culo de magia e interação.
À noite, a partir das 20h30, realiza-se uma noite de fados com os fadistas Dora Maria, Cristina Madeira e Luís Capão, acompanhados por António Sereno, na guitarra portuguesa, Lelo Nogueira, na viola de fado, e Samuel Garção, na viola baixo.
Domingo, as atividades começam às 8h30, com o percurso pedestre Rota das Vindimas, sendo que as inscrições podem ser feitas através do telefone 277937252 ou do telemóvel 961589261.
Às 10 horas realiza-se uma aula de zumba e o grupo de bombos Os Maravilhas participa numa arruada.
A Feira abre portas às 10h30 e a partir dessa hora decorre o workshop Pisada de uvas e produção de vinho artesanal, com a animação a ser garantida pela Marafona Encantado, com A Banda do Vinho.
Às 14h30 tem início o 6º Concurso de Vinhos e Licores, orientado pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) e atua o grupo feminino de gaita de foles, Giraflores.
Um magusto tradicional, com prova de jeropigas e degustação do Maior Bolo Bêbado de Portugal anima a tarde, a partir das 16 horas.
Às 17 horas sobe ao palco Pedro Mestre, com a campaniça do despique, que é cante alentejano e viola campaniça.
O programa termina depois das 18h30, com a atuação dos Los Texanos.