Alunos dos Redentoristas visitam ETAR
Os alunos do quarto ano de escolaridade da Escola Básica do 1º Ciclo do Centro Social Padres Redentoristas, de Castelo Branco, visitaram, dia 29 de maio, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Castelo Branco, que foi projetada para a recolha e tratamento dos efluentes provenientes de Castelo Branco e dispõe de uma capacidade de tratamento de 12.496 m3/dia (caudal médio tempo seco).
Logo à chegada, as crianças tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de esclarecimento, que lhes permitiu ficarem a perceber o funcionamento de uma ETAR. Posteriormente foi feita uma visita guiada por todo o recinto, para que os mais novos pudessem observar todo o processo, desde o tratamento preliminar até ao momento em que a água tratada é devolvida à natureza, sem colocar em risco o equilíbrio ecológico.
Os alunos puderam ainda entrar no laboratório, no qual realizaram um conjunto de atividades que puseram à prova os conhecimentos adquiridos du- rante essa manhã e ainda lhes foi concedida a possibilidade de observarem ao microscópio os microrganismos presentes no licor misto do tratamento biológico da ETAR.
No final todos tiveram direito a uma lembrança e no regresso à escola a satisfação estava bem patente nos rostos das crianças, pelo facto de lhes ter sido proporcionada esta experiência tão enriquecedora em termos de aprendizagens.