Associação de Turismo da Beira Baixa quer que agentes económicos trabalhem em rede
“Atual modelo turístico está esgotado”
A Associação de Turismo da Beira Baixa (ATBB), criada em setembro de 2014, diz que o atual modelo turístico está esgotado e que na Região apenas se têm utilizado e promovido os destinos mais convencionais como a alta montanha ou as cidades.
“A ATBB surge de uma necessidade generalizada por parte dos agentes económicos da Região em se organizarem e trabalharem em rede”, explicou Joaquim Brás, sócio-fundador da Associação, durante uma conferência de Imprensa realizada dia 1 deste mês.
A ATBB é atualmente constituída por mais de 30 agentes económicos da Região da Beira Baixa com ligações ao setor do turismo.
“A experiência turística atual necessita de equacionar a inovação e interação entre agentes económicos locais e regionais, pequenos ou grandes, tem de ser promovida, dinamizada e concretizada em rede e de forma sustentada, privilegiando os produtos e serviços da rede”, disse Joaquim Brás.
Este responsável, referiu que 96 por cento dos agentes económicos da Região são micro ou pequenas empresas e desta percentagem, 91 por cento são microempresas.
“A dinamização (do setor turístico) tem de passar pela institucionalização de práticas como seja a criação e estruturação de redes, rotas ou circuitos turísticos, a fim de aumentar o fluxo e a permanência de visitantes na Beira Baixa, um destino genuíno e de qualidade”, sustentou.
Joaquim Brás entende ainda que o atual modelo turístico da Região “está esgotado” e adianta que é preciso que haja ajustes às novas realidades.
A ATBB entende que com o programa de ação regional 2020 apresentado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), foi dado um “importante sinal” de orientação e de incentivo a todos os potenciais agentes para colocar em prática uma política descentralizada e disseminada em rede.
“Perante tão clara sinalização e afirmação sobre a oportunidade e o caminho a percorrer, alguns micro e pequenos agentes económicos (da Beira Baixa) foram motivados a avançar decididamente para a constituição da ATBB”, disse.
Esta associação quer contribuir para os objetivos globais do plano da CCDRC.
Neste âmbito, propõe-se a implementar uma rede de agentes económicos privados que operam direta ou indiretamente na área económica do turismo na Beira Baixa e querem criar cinergias na defesa dos interesses comuns através de um lobby forte e ativo na construção de uma marca com forte valor no mercado nacional e internacional.
“Na prossecução dos seus objetivos, a ATBB poderá criar, participar ou gerir projetos ou equipamentos de interesse turístico por si ou em parceria com outras entidades”, refere Joaquim Brás.
O objetivo da Associação é multiplicar a rede de agentes, conceber rotas, circuitos e eventos turísticos na Beira Baixa e contribuir para sustentabilizar e democratizar as políticas de desenvolvimento no segmento turístico.
Em suma, a ATBB pretende contribuir para a criação de condições para desenvolver o turismo local e regional de forma sustentável.
Para isso, considera necessário que os agentes económicos se organizem em grupos de trabalho, identifiquem e inventariem os atrativos e os serviços existentes em cada área da Região da Beira Baixa.