Câmara de Idanha-a-Nova apresenta Mistérios da Páscoa
A Câmara de Idanha-a-Nova apresentou segunda-feira, a agenda os Mistérios da Páscoa 2015.
Esta publicação, cuja primeira edição foi lançada em 2009 reúne anualmente o calendário de cerimónias do Concelho ligado às manifestações de religiosidade popular que decorrem no ciclo quaresmal e pascal.
“Os Mistérios da Páscoa em Idanha-a-Nova incluem um conjunto de manifestações e de tradições que foram recuperadas ao longo dos anos nas freguesias que se iam perdendo”, afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, durante a apresentação da agenda.
O autarca disse ainda que o município tem feito um trabalho de inventariação e de valorização de todo o património imaterial centrado na preocupação da transmissão dos usos, costumes e tradições de Idanha-a-Nova.
“Entendemos que a nossa herança cultural é fundamental para o desenvolvimento futuro do Concelho. É nesta perspetiva que trabalhamos”, adiantou.
Este projeto, deste o início que conta com a coordenação do historiador e investigador António Catana.
O historiador explicou que este ano, “a agenda é muito dedicada às freguesias de Segura e Alcafozes”.
“Falar destas tradições é sempre um regozijo”, disse o historiador.
António Catana adiantou ainda que a tradição “não é apenas o passado, mas a permanência na continuidade” e sublinhou que todas estas tradições populares e religiosas, “não podem ser estáticas, vão evoluindo”.
Os Mistérios da Páscoa em Idanha aborda temáticas como O Peditório para a Ceia dos Doze, a Cerimónia do Lava-Pés ou ainda a Procissão do Encontro ou do Calvário.
Este conjunto de manifestações populares religiosas estende-se pelas 17 freguesias do Concelho de Idanha-a-Nova, entre fevereiro e maio.
Este ano, nos dias 2 e 3 de abril, decorre também o II Curso Livre sobre Religiosidade Popular, no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova.