A produção de mel, azeite, licores, cogumelos e também o apoio à constituição de uma nova associação
EcoGerminar faz balanço positivo de 2014
A EcoGerminar, que foi criada há oito anos, faz um balanço positivo de 2014, classificando-o como “o melhor ano”.
Em nota enviada à Comunicação Social afirma que “as diferentes parcerias já constituídas e o apoio da Câmara de Castelo Branco contribuíram para gerar rendimento mensal a sete pessoas com trabalho qualificado, entre estágios profissionais, contratos e prestação de serviços, esperando em 2015 ter condições para mais três pessoas serem abrangidas”.
Acrescenta que para este sucesso também “contribuiu a Fundação Calouste Gulbenkian, a Associação Animar e a crescente prestação de serviços em consultoria da CeSolidária – Consultoria para Inovação e Empreendedorismo Social e o trabalho com as parcerias locais, onde destacamos a Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) e a Associação Terceira Pessoa, enquanto entidades parceiras de destaque pela sua relação com o projeto Há Festa no Campo”.
Adianta, por outro lado, que “um novo protocolo com a Fundação EDP trará também em 2015 iniciativas com grande interesse e que permitem uma forte aposta na inovação social”, enquanto “no Ensino Superior, a parceria com a Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco, no desenvolvimento do projeto Sinergias ED – Educação para o Desenvolvimento, e a parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito do mestrado de empreendedorismo e serviço social, são também resultado das excelentes relações construídas com as instituições do Ensino Superior do território”.
A EcoGerminar salienta também que esta “gera rendimento local, atraindo recursos financeiros externos, sendo estes investidos a 100 por cento na Região”, sendo que “este ano mais de 10 pessoas foram apoiadas na criação de novos negócios, o mercadinho do camponês vai para a terceira edição e a rede de aldeias inovadoras e ativas iniciada este ano iniciou um trajeto, onde já despertou interesse de várias entidades”.
É adiantado que “as constantes presenças em redes e grupos de trabalho preveem que 2015 seja um ano com maiores desafios, dos quais destacamos o já aprovado Projeto DECIS – (De)Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a inovação social, onde a EcoGerminar é a responsável pela criação da Agência de Inovação Animar.COM, a candidatura à Rede Cool Redes Colaborativas para o Emprego Local Jovem e ao RACE – rede de apoio ao consumidor endividado e a parceria com o Programa Rurban – atração de jovens para o Interior são tam- bém propostas para 2015, entre a criação de um grande evento que ainda está a reunir as condições para a sua apresentação”.
EcoGerminar apoia
planos de negócio
com o Localempreende
Entretanto, a Associação EcoGerminar, no âmbito do acordo do IEFP/Animar 2014, prestou mais de 200 horas de consultoria sem custos a potenciais e novos empreendedores.
Foram cinco os novos planos de negócio e estudos de viabilidade económica que foram produzidos com o apoio da EcoGerminar entre várias ideias apresentadas.
A produção de mel, azeite, licores, cogumelos e também o apoio à constituição de uma nova associação foram os principais projetos acompanhados, entre outros.
A esta iniciativa juntou-se também o concurso nacional de ideias Farnel de Ideias in Aldeias, no qual a vencedora com a ideia de gestão de uma aldeia com a excelência e qualidade de um hotel de cinco estrelas foi a premiada. Esta ideia está a agora a ser aprofundada e poderá vir a resultar num projeto concreto a desenvolver, referem os responsáveis.