13 de julho de 2016

ESCOLA DE JUDO ANA HORMIGO E APPACDM
Primeiro estágio de judo adaptado junta 60 judocas

Tal como prometido e agendado em ano anterior e a fim de encerrar o plano de atividades da época desportiva do Judo Adaptado, a Escola de Judo Ana Hormigo e a APPACDM de Castelo Branco organizaram em parceria um Estágio de Judo Adaptado sob o lema Incluir, Igualar e Aperfeiçoar - Judo para Todos.
Esta atividade de convívio decorreu no fim-de-semana de 9 e 10 de Julho e contou com a presença dos convidados Judo Clube Pragal em parceria com a APPACDM de Lisboa/Quinta dos Inglesinhos, Atlético Clube Fundanense em parceria com a APPACDM do Fundão e Sporting Clube do Sabugal.
No sábado de manhã decorreu a sessão de 2 horas de treino de Judo que juntou cerca de 60 judocas de todas as turmas do nosso projeto desde os seis anos de idade até à idade sénior. Assim, foi possível realizar a inclusão dos atletas de Judo Adaptado com os restantes judocas numa só festa e sentimento único: igualdade de todos e para todos. Esta atividade realizou-se no Pavilhão Desportivo de Alcains com o apoio do Agrupamento de Escolas de Alcains e São Vicente da Beira.
Após o almoço, nas instalações na Carapalha da APPAC DM de Castelo Branco, os participantes usufruíram de atividades ao ar livre como Tiro com Arco, Zarabatana e Ponte Himalaia. Mais tarde, toda a comitiva do estágio deslocou-se à Barragem de Santa Águeda – Marateca para a realização de passeios de Kayak. O dia terminou com churrasco e outros jogos tradicionais no espaço envolvente da APPACDM de Castelo Branco.
No Domingo a diversão passou pela Piscina Praia durante a manhã e uma visita ao Jardim do Paço e ao Castelo da cidade após o almoço.
Esta atividade proporcionou uma variedade de experiências a todos os judocas onde se fomentou essencialmente a inclusão, o espírito de entreajuda, a cooperação e a amizade.
Houve ainda o envolvimento e a colaboração da Associação de Paintball de Castelo Branco – Relâmpagos e da Associação de Escuteiros de Portugal GR170 de São Vicente da Beira que dinamizaram as atividades de Aventura.
Salienta-se ainda que esta atividade está inserida no Programa Nacional de Desporto para Todos 2016, cuja candidatura da Escola de Judo Ana Hormigo foi recentemente aprovada.

Judo celebra
Contrato-Programa dp PNDpT
Através do Projeto “Incluir, Igualar e Aperfeiçoar – Judo para Todos”, a Escola de Judo Ana Hormigo conseguiu a aprovação da sua candidatura ao Programa Nacional de Desporto (PNDpT) promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. O PNDpTadota a definição consagrada na Carta Europeia do Desporto que tem por objetivo “a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis”.
O Programa define um conjunto de objetivos e metas a atingir no contexto do “Desporto de Base”, de forma a obter uma população mais ativa, com estilos de vida saudáveis, garantindo assim uma melhoria da qualidade de vida. A sua missão encontra-se assente em pilares que visam a promoção e o desenvolvimento desportivo, a educação para e pelo desporto e a promoção da saúde.
Ao longo do ano 2016, a Escola de Judo Ana Hormigo irá desenvolver diversas atividades de inclusão pelo Judo e pelo Desporto em geral com a missão de incluir pessoas com deficiência, igualar a oferta desportiva e aperfeiçoar capacidades motoras básicas e psíquicas, combatendo essencialmente a exclusão social e a solidão destes indivíduos.

13/07/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video