14 de dezembro de 2016

Celeste Capelo
O que você fez?...

Então é Natal, e o que você fez, o ano termina e Nasce outra vez….
Este é o início de uma canção de Natal, cantada por alguns cantores e também pelo Orfeão de Castelo Branco.
Nela está implicada uma pergunta. O que você fez? Sim, o que fizemos? Esta é a época em que mais se fala de Fraternidade, de Afetos, de Amor e de Paz.
Mas, olhando para o nosso País e para o Mundo, o que presenciamos? Fraternidade? Não, cada vez há mais desigualdades.
Afetos? Não, numa época em que os valores fundamentais da nossa civilização estão em rotura e desacreditados.
Amor? Está diretamente relacionado com os dois itens anteriores.
Paz? Aqui no nosso cantinho, Portugal, ainda podemos ter algum sossego, mas olhando para o resto do Mundo!….
Ainda hoje as notícias internacionais nos dão conta do desespero que é viver na Síria, em Palmira, território e cidade com tanta história, património mundial da Humanidade, a sofrer nesta altura tanta desumanidade.
Terrorismo, bombardeamentos, sequestros, destruição, falta de mantimentos e medicamentos, falta de água e eletricidade são hoje o panorama trágico naquela zona do Mundo. E porquê? Perguntamos nós.
Que interesses se sobrepõem ao valor da vida humana, das crianças órfãs, dos doentes sem assistência, dos idosos sem conforto e dos jovens sem esperança?
Os governantes dos países com maior poderio económico e político falam, reúnem, fazem acordos, anunciam deliberações de cessar fogo, que logo são desrespeitados, e nada resolvem.
A pressão internacional para uma resolução pacífica deste conflito é praticamente nula. E porquê? Porque não há um sentimento de afeto, um querer de verdade.
A todos, os que vamos celebrar o nascimento de Jesus com espírito de Natal, ou simplesmente aqueles que o celebram para cumprir a tradição, não ficaremos indiferentes certamente, ao conhecimento que temos daqueles que não o podem fazer, nem de uma forma nem de outra.
Esperando que 2017 seja um ano com Paz, desejo a todos os leitores, colaboradores e administração do Jornal GAZETA DO INTERIOR um Santo e Feliz Natal.

14/12/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video