NO CONCELHO
Dia dos Museus assinalado com muitas atividades
O Dia Internacional dos Museus, que é comemorado hoje, quarta-feira, é assinalado no Concelho de castelo Branco, com várias iniciativas, sob o tema Museus e Paisagens Culturais.
Assim, o Museu do Canteiro, em Alcains, hoje, quarta-feira, às 9h30, 11 horas, 14h30 e 16 horas, dinamiza visitas guiadas por Florentino Beirão aos chafarizes, bicas e fontes de Alcains.
Também hoje, quarta-feira, mas no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) realizam-se visitas guiadas gratuitas, de hora a hora.
No mesmo espaço decorre a atividade A Minha Escolha, em que após a visita cada visitante é convidado a tirar uma fotografia junto da sua obra preferida e a explicar o motivo pelo qual a escolheu. As fotos serão postadas no Facebook do CCCCB e expostas num ecrã, no CCCCB.
Ainda no CCCCB também se realiza a atividade Paisagem, na qual a partir da obra exposta de Júlia Ventura, os visitantes são convidados a recriar a obra, sendo que esse trabalho será exibido no hall do CCCCB, na Noite dos Museus e, assim, cada visitante passará a fazer parte da paisagem cultural do Centro.
Também hoje, quarta-feira, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, entre as 10 e as 12h30, realizam-se visitas comentadas. Das 16h30 às 18 horas decorre a Sessão de Desenho com Oficina da Imagem – Clube de Desenho do Agrupamento de escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco.
Sábado, no CCCCB, decorre a Noite dos Museus. O programa inclui uma visita guiada gratuita, entre as 21 e as 22 horas, realiza-se um workshop/ensaio do Conservatório, no auditório, aberto ao público, e é apresentada a tela produzida pelos visitantes do Dia Internacional dos Museus. No Museu Cargaleiro há entradas gratuita das 10 às 13 horas, das 14 às 18 horas e das 20h30 às 22 horas, estando ainda previstas visitas orientadas para o público escolar às 10 e às 14 horas.
De realçar que o Museu Cargaleiro tem horário alargado à noite, de forma a promover uma maior participação de todos os que pretendem visitar este espaço museológico, realizando-se “uma visita com ritmo” em que para além da apreciação das obras em exposição os visitantes poderão contemplar os ritmos e dinâmicas dos ginastas da Albigym, numa simbiose entre as artes e a comunidade.
Durante o dia é disponibili-zado um mural, na Praça Académica, sendo os visitantes convidados a participar na construção de elementos gráficos referentes à obra do mestre Cargaleiro entre outras atividades dinamizadas pelo Serviço Educativo, que pretendem estabelecer ligações entre o Museu e a comunidade.