Em sessão do executivo
Câmara aprova por maioria orçamento de 47,5 milhões de euros
A Câmara de Castelo Branco aprovou, por maioria, o orçamento para 2017, no valor de 47,5 milhões de euros, que representa uma redução de 1,5 milhões face ao orçamento deste ano.
“Sem dúvida, trata-se de um orçamento que é um motor de desenvolvimento do Concelho e que cumpre dois objetivos: É realista e flexível para permitir uma boa execução ao longo do ano”, explicou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
O autarca adiantou que a redução de 1,5 milhões de euros face ao ano anterior, deve-se aos “ajustamentos normais” e adiantou que dessa redução, cerca de 711 mil euros são de despesa corrente e 871 mil euros de despesa de capital.
“É muito positivo para Castelo Branco. Continua a ser um orçamento que mantém a estratégia e o projeto de desenvolvimento para o Concelho. Mantém o rumo e é ímpar no panorama nacional e regional”, frisou.
Realça ainda o aumento do investimento na educação, onde se destaca a requalificação de escolas (secundárias Nuno Álvares e Amato Lusitano); saúde (Centro de Saúde de São Tiago); ação social e meio ambiente (Quinta do Moinho Velho e Barrocal), sendo que se verifica uma redução nas vias de comunicação.
O setor da cultura e a aposta que o município tem feito neste setor vai ter continuidade.
Luís Correia sublinha que o documento mantém as verbas para um “forte investimento” nas freguesias e adianta que as despesas com o pessoal, “mantêm-se a um nível ímpar, quando comparadas com o panorama nacional”.