18 janeiro de 2017

COM HOMENAGEM A AUTARCAS DA FREGUESIA dos últimos 40 anos
Junta assinala eleições Autárquicas em democracia

A Junta de Freguesia de Castelo Branco organiza, na próxima terça-feira, dia 24, uma atividade comemorativa dos 40 anos das primeiras eleições Autárquicas realizadas em democracia.
O presidente da autarquia, Jorge Neves, recorda que as primeiras eleições Autárquicas democráticas se realizaram a 12 de dezembro de 1976, pelo que a atividade era para ter decorrido no ano passado, mas devido a alguns fatores tal não foi possível, pelo que tem lugar agora e explica que a data não foi escolhida ao acaso, uma vez que foi a 24 de janeiro de 1977 que a primeira Junta de Freguesia de Castelo Branco em regime democrático começou a sua atividade, presidida por Lenine Casimiro da Silva.
Na apresentação da iniciativa, Jorge Neves realçou que o objetivo é “assinalar uma efeméride importante e homenagear todos os autarcas que nestes 40 anos serviram a Freguesia de Castelo Branco, tanto na Junta como na Assembleia de Freguesia”, destacando que isto compreende “11 mandatos e cerca de 200 autarcas, sendo todos convidados para a cerimónia”.
Jorge Neves considera esta atividade “importante”, vendo-a como “um olhar sobre o passado e a homenagem que queremos fazer a todas estas pessoas”.
O presidente da Junta considera que passados estes 40 anos “as freguesias têm reconhecimento. Pode não ser mediático, mas é ao nível das pessoas”.
Acrescenta que passadas quatro décadas “as competências das freguesias não são muitas, os meios financeiros não são os mais adequados e este é um serviço mais ou menos de voluntariado por parte dos autarcas”, para sublinhar, no entanto, que as freguesias “são a primeira organização do Estado a que as pessoas se podem dirigir” e, daí, “o reconhecimento, que não está totalmente feito, mas que se vai fazendo a pouco e pouco”.
Jorge Neves destacou igual- mente que “ao estarmos aqui, estamos a usufruir do trabalho dos que nos antecederam e a trabalhar para os que nos vão suceder”, relembrando “o papel importante que as autarquias têm dado ao desenvolvimento do País”.
O programa, que tem por palco a Casa do Arco do Bispo, tem início às 18 horas, com o designer da empresa Playme, Paulo Veiga, a apresentar uma peça escultórica de homenagem aos autarcas da Freguesia de Castelo Branco. Peça que terá uma base em granito, de 85 centímetros por 50 centímetros, da qual saem 11 tubos em inox, tantos quantos os executivos existentes no período democrático, sendo que cada um dos tubos terá gravado os nomes dos autarcas.
Jorge Neves adiantou ainda que a peça, que tem dois metros de altura e pesa cerca de 1.500 quilos, ficará exposta na Casa do Arco do Bispo.
A sessão de abertura da atividade será feita pelo presidente da Assembleia de Freguesia de Castelo Branco, José Pires.
Segue-se uma intervenção subordinada ao tema A importância das freguesias na organização administrativa portuguesa – Evolução desde a pri- meira metade do Século XX até aos nosso dias, que tem como orador Cândido de Oliveira, que é diretor do NEDAL/AEDRL – Universidade do Minho.
Depois, o presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Pedro Cegonho, apresenta o tema Freguesias: Afirmação ao longo de 40 anos.
A sessão de encerramento será feira por Jorge Neves, pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, e pelo secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.
O programa encerra com um jantar.


18/01/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video