VILARES DE BAIXO - SARZEDAS
Associação Gente Recente inaugura sede
A Associação Gente Recente, de Vilares de Baixo, Freguesia de Sarzedas inaugurou, domingo, a sede. A Associação, ainda recente, tem apenas um ano e meio de existência, ansiava desde a sua fundação ter uma sede com condições para poder realizar as suas atividades. O desejo foi realizado com a ajuda da Câmara de Castelo Branco, que financiou a maioria das obras.
O autarca Albicastrense, Luís Correia, afirmou a importância do edifício inaugurado, não só para os Vilares de Baixo, para as Sarzedas, mas para todo o Concelho.
“Inauguramos uma obra, que representa bem aquilo que queremos concretizar no Concelho de Castelo Branco, a coesão de todo o território do Concelho”. O autarca recorda que esse é um dos desígnios da autarquia que preside, que não se limita a fazer investimentos apenas nos grandes centros, “onde há muitas pessoas”.
“Este edifício, representa o esforço que fazemos na coesão territorial, pois achamos que só assim conseguimos ser uma comunidade mais forte e à qual todos nos sentimos orgulhosos de pertencer”, afirmou Luís Correia.
O autarca afirmou que o maior desafio deste mandato é conseguir interligar a política cultural, social e económica em todo o Concelho, numa interligação muito próxima com as juntas de freguesia, “esse é o trabalho que queremos fazer, vamos continuar a apostar nas freguesias mais rurais e a fazer os investimentos necessários mesmo nas aldeias mais pequenas”.
A presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, Celeste Rodrigues, afirmou que não se podia começar de melhor forma o segundo mandato, do que com a inauguração desta “obra magnífica”.
A autarca salientou o facto de Luís Correia ter chamado a si o pelouro das freguesias, afirmando que “a estima, gosto e compreensão que tem pelas suas freguesias e pelas suas gentes, está aqui, mais uma vez bem patente. Só isso explica a enorme responsabilidade de ficar diretamente com o pelouro das freguesias, temos todas as condições, para fazer aquilo que prometemos e ainda mais e melhor”.
Celeste Rodrigues aproveitou ainda, por ser o seu primeiro discurso após as eleições, para criticar alguns acontecimentos ocorridos durante a campanha, como “mails anónimos, o boato que eu tinha morrido em acidente na caravana eleitoral. O que se passou foi absolutamente anormal, inédito, injustificável e incompreensível” afirmou Celeste Rodrigues, acrescentado que como contraponto, realça a atitude de três pessoas, que foram “César Vila Franca, que apoiou publicamente Luís Andrade em Santo André das Tojeiras; Pinto de Azevedo, que esteve presente na apresentação da lista à Freguesia de Sarzedas; e Rosa Nunes, que no dia da visita a Vilares de Baixo fez questão de estar presente e acompanhou a caravana até ao Salgueiral”.
Na sua intervenção, Manuel Leitão, presidente da Gente Recente, não escondeu a satisfação pela inauguração do espaço, ao realçar que “este edifício é o resultado da determinação e ambição da população, que ao longo de muitos anos, foi imaginando, alicerçando, criando raízes e formas de trazer esta mais valia para a nossa terra”.
Manuel Leitão espera que o espaço, “não seja apenas a sede da Associação”, mas antes um espaço de convívio entre todos, uma vez que “queremos que aqui se promovam convívios para toda a comunidade e comunidades vizinhas”.
Cristina Valente