27 novembro 2013

João Belém
A mudança organizacional na escola

Muitos são os desafios impostos ao gestor escolar quando se tenta implementar processos de mudanças nas organizações escolares na tentativa de as adequarmos aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e de práticas de gestão participativa.
     É de relevante importância a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar, no sentido propiciar o aumento da competitividade, através de soluções inovadoras na gestão e no processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de proporcionar um ensino de alto nível aos nossos alunos
No entanto, para que a mudança organizacional da escola ocorra é preciso investir na transformação das atitudes dos profissionais de educação da escola, com o objetivo de que os mesmos passem a encarar a inovação como um desafio e se sintam estimulados pela motivação pessoal e, assim, se tornem capazes de ir além dos seus próprios limites. A escola e os seus profissionais devem cada vez mais investir em conhecimento e socializá-lo para que a organização escolar aumente sua capacidade de criar e de inovar.
Nesse sentido, o gestor escolar deve atuar como líder, ou seja, formar pessoas que o acompanhem em suas tarefas e prepará-las para serem abertas às transformações. Assim, as práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais da escola precisam ser orientadas para estratégias participativas, como forma de garantir uma educação formal contínua e de qualidade aos alunos.
As constantes mudanças sociais, económicas e políticas ocorridas requerem que a escola atenda às exigências impostas. Portanto, na atualidade as organizações escolares estão a passar por vários desafios e mudanças, já que a sociedade incita essas transformações, tornando relevantes aspetos como inovação, competitividade e produtividade.
Assim, surge o interesse em refletir sobre os desafios do gestor escolar, para gerar um processo de mudança nas organizações escolares que buscam adequar-se aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e da prática de gestão participativa
De acordo com Penin & Vieira (2002, In: VIEIRA, 2002) a escola sofre mudanças relacionando-se com os momentos históricos. “Sempre que a sociedade se defronta com mudanças significativas nas suas bases sociais e tecnológicas, novas atribuições são exigidas aÌ escola”.
Assim, o papel da escola deve estar de acordo com os interesses da sociedade atual, ou seja, a escola precisa assumir as características de uma instituição que atenda às exigências geradas por esses fatores empenhando-se na sua reestruturação, pois a aprendizagem agora ocupa toda a vida das pessoas além da escola, adquirindo-se conhecimentos em diversos espaços, no familiar, no social e no virtual.

27/11/2013
 

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