25 janeiro de 2017

RESULTADO DE UMA PARCERIA ENTRE A CÂMARA E A PROSIDE
CEI acolhe academia de formação e desenvolvimento de novas tecnologias

Cei proside 02.jpgO Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco já tem a funcionar nas suas instalações uma academia de formação e de desenvolvimento de novas tecnologias.
Trata-se da Proside Academy, que resulta de uma parceria entre a Câmara de Castelo Branco e a empresa Proside e está a funcionar desde novembro do ano passado, contando, atualmente, com 15 formandos.
A novidade foi avançada segunda-feira, pelo presidente da Câmara, Luís Correia, no decorrer de uma conferência de Imprensa, na qual começou por realçar que “a empresa tecnológica Proside, que é de um filho da terra, Paulo Alves, instalou no CEI uma área de desenvolvimento de soluções, que criou quatro postos de trabalho, sendo que se prevê a criação de mais 10, nos próximos meses”.
Por outro lado a Proside, em parceria com o CEI, também instalou a Proside Academy, que dá formação no âmbito dos formandos poderem criar as suas próprias empresas ou no futuro virem a integrar os quadros da Proside”, concluindo que esta “é uma dinâmica positiva que está a acontecer no CEI”.
Luís Correia realçou depois que “estamos a fazer a nossa obrigação, de sermos facilitadores, de modo à empresa criar postos de trabalho”, concluindo que “o município ganha com a criação de postos de trabalho e a Proside com novas oportunidades de negócio”.
Paulo Alves, por seu lado, começou por recordar que, “quando fui embora, foi para procurar oportunidades que não tinha na minha terra, o que estamos a fazer é criar condições para que outros não tenham que o fazer” e explicou que, por isso, a Proside Academy tem como objetivo “capacitar jovens que estejam na Região e que venham de fora”. Tudo isto, mediante a “introdução de competências tecnológicas que estão neste momento na vanguarda, levando aos jovens o que está a ser feito no Mundo e cá e dar-lhes oportunidades para terem sucesso nisso”.
Aponta que outro objetivo passa “por dar talentos às start up que estão a ser criadas no CEI”, dando como exemplo a Proside Academy, “iniciada por mim e pelos meus sócios”.
No que respeita à Proside Academy afirmou que a formação se prolonga por três meses, pelo que depois dos atuais 15 formandos completarem a formação, em fevereiro, “a próxima edição começa em março, sendo que a ideia é ter sempre a estrutura a funcionar”.
Paulo Alves revelou ainda que a Proside tem outro objetivo, que é a “criação de um  centro de desenvolvimento e inovação para o desenvolvimento de soluções na área da saúde”.
Na conferência de Imprensa foi também dado a saber que o CEI e a Proside organizam, dia 20 de fevereiro, uma conferência subordinada ao tema Novas oportunidades da transformação digital.
Uma conferência que Luís Correia considera “muito completa e que vai criar um clima muito favorável ao empreendedorismo na área digital”.
Por todos este motivos, o autarca garante que “Castelo Branco é um concelho com todas as condições de incentivo à criação de postos de trabalho e de emprego na área digital”, reforçando que “Castelo Branco tem um potencial enorme nesta matéria”.

25/01/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video